Crato terá Faculdade de Medicina


Foto: Ceará News
Foto: Ceará News
Em reunião nesta terça-feira 03/12 o senador Eunício Oliveira obteve o compromisso do ministro da Educação, Aloizio Mercadante em assegurar mais uma Universidade de medicina, desta vez na cidade do Crato, no Cariri. Durante a conversa, Eunício apresentou dados que indicavam o crescimento econômico e social da região, os investimentos em equipamentos voltados a saúde, e a demanda por ensino de qualidade e profissionais médicos para os municípios próximos a cidade do Crato.
O ministro explicou que os municípios selecionados para receberem os novos cursos passarão por uma nova etapa do procedimento, que é a visita de uma comissão para verificar equipamentos públicos e programas de saúde oferecidos, em seguida, a apresentação de propostas das instituições particulares de ensino superior. “Agora que abrimos as ofertas, iremos receber as propostas das instituições. Aquelas que estiverem preparadas, de acordo com as exigências do MEC, devem oferecer o curso na localidade”, informou.
Ao comemorar o avanço do processo, Eunício disse que além de incentivar a instalação de universidades no interior, é preciso assegurar que esses profissionais permaneçam nessas localidades. “É fundamental investir em ensino de qualidade, proporcionar mais vagas, principalmente no curso de medicina. Mas é preciso também oferecer condições para que esse profissional se mantenha no interior do Ceará, ampliando as ações na saúde”, defendeu.
Diretrizes
O Plano Nacional de Educação traz o direcionamento para a educação em todo o país nos próximos dez anos. Entre os propósitos, está a erradicação do analfabetismo e a garantia de escola para todos. Para que esses objetivos sejam cumpridos, o projeto prevê uma série de medidas. Uma delas é a participação dos Tribunais de Contas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios no acompanhamento da meta de ampliação do investimento público em educação. Estabelece ainda que a autoridade que não gastar no setor o que está previsto no orçamento poderá responder por crime de responsabilidade.
* Com informações da assessoria do Senador Eunício
Fonte: Veja Juazeiro

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem