Dia de festa com muita gente no pau da bandeira do Bom Jesus no Caldas


Este domingo 03 de agosto, foi um dia marcante para a comunidade do Setor Missionário do Distrito do Caldas, pela manhã houve celebração da missa fortalecendo a família caldense na fé, logo depois se deu início à movimentadíssima programação esportiva com corrida de atletismo em diferente faixa etária, a dança das cadeiras e quebra-pote.

Ao meio pelo sol causticante, uma pausa na programação para almoço e organização da comissão responsável pelo mastro da bandeira, depois os organizadores e carregadores do pau da bandeira foram para o Sítio Santa Cruz, de onde ao lado da capela de São Sebastião, todos de mãos erguidas com a oração Pai Nosso se deu início ao tradicional carregamento e hasteamento do pau da bandeira.

Pela estrada asfaltada do Sítio Santa Cruz a sede do Distrito do Caldas, cerca de quatro quilômetros, nos ombros dos carregadores e devotos o pau da bandeira, uma hasta de Eucalipto, com cerca de 19 metros de cumprimento e pesando em média uma tonelada e meia, o cortejo transcorreu em clima de muita alegria, paz e tranqüilidade, não havendo registro de incidente ou acidente.

Com determinação e coragem os carregadores venceram o percurso dos quatro quilômetros entre as 14 e as 17h00, quando o pau da bandeira chegou á frente à Capela do Bom Jesus dos Aflitos, o povo presente agradeceu a comissão organizadora e os carregadores com salvas de palmas, em seguida aconteceram os rituais da benção da bandeira pelo padre José Josias, presidente do Setor Missionário do Distrito do Caldas.  

Posteriormente, o momento de grande importância para a comunidade, o hasteamento do pau da bandeira, se deu com louvores e bendito ao Bom Jesus dos Aflitos com animação das devotas Liduina e Cristhiane Saraiva, sempre muito participativas e prestando grande apoio aos carregadores. Ainda como parte de animação a Banda Cabaçal do Mestre Luiz, fez parte de todo o percurso com equipamentos rústicos, mas enaltecendo a nossa cultura popular.  

O cortejo foi acompanhado pelo carro de som Celsom Publicidade, locução e animação do cortejo do líder comunitário Carlos Saraiva, pessoa de muita integração comunitária naquele distrito, o percurso do cortejo teve apoio do Departamento Municipal de Transito (DEMUTRAN), já na sede da comunidade a segurança pública estava com forte presença da briosa polícia militar.

A festa do Bom Jesus dos Aflitos no Distrito do Caldas conta com importante apoio da Administração Municipal, Zé Leite e Betilde, através da Secretaria de Cultura e Turismo do Município, vale destacar a presença do titular da pasta Antônio de Luna (Sitõe), pessoa que muito valoriza a cultura popular.

Via: Diário do Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem