SAMU 192 começa a atender no Crato e em mais cidades do Ceará

Foto ilustrativa

Os municípios do Crato, Altaneira, Araripe, Assaré, Antonina do Norte, Campos Sales, Farias Brito, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea-Alegre passam a contar a partir desta terça-feira, 26 de agosto, atendimento do Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará). O governador do Estado, Cid Gomes, fará a entrega às 15 horas, na sede do novo serviço de saúde, que fica na Rua Antônio Pereira, 250, bairro Alto da Penha. No SAMU 192 Ceará – Regional Crato a população da região terá uma ambulância com UTI e outra básica.
A Secretaria da Saúde do Estado é responsável pelo pagamento dos salários de todos os profissionais e pela gestão do serviço. O prédio do SAMU 192 Ceará – Regional Crato foi cedido pela Prefeitura Municipal do Crato.
O SAMU presta socorro em qualquer lugar, em residências, locais de trabalho, vias públicas. Basta ligar para o 192. A ligação é gratuita. Quando o SAMU recebe a ligação um médico regulador faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações que podem ser tomadas, como a prestação dos primeiros socorros ou a imobilização da vítima, dependendo da gravidade do caso. Em casos graves, o paciente é transferido de uma ambulância com UTI. O médico comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos ou UPAs e assim garante atendimento rápido, com menos riscos de sequelas e redução de óbitos graças ao socorro precoce.

O SAMU 192 Ceará foi implantado em 93 municípios de 2007 para cá.

C.V.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem