Romaria de menina Benigna movimenta o Cariri


Mais de 30 mil fiéis são esperados para a 11ª Romaria de Benigna, no próximo dia 24. Neste ano, a romaria traz como tema "Com Benigna testemunhemos uma igreja romeira e missionária", em alusão também às comemorações do centenário da Diocese do Crato, neste ano.
De acordo com um dos organizadores do evento, Ypsilon Félix, a programação oficial do novenário começa no dia 15, data de nascimento da menina Benigna. Durante os próximos dias, haverá intensa movimentação religiosa, com celebrações todas as noites. A programação é bem extensa, durante todos os dias haverá movimentação na cidade, com a participação de romeiros dos 33 municípios do Cariri e Centro Sul, pertencentes à Diocese do Crato.
Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928, na localidade de Sítio Oitis, Distrito de Inhumas a 2 km da sede de Santana do Cariri. Em 1941, aos 13 anos perdeu a vida de forma trágica. Benigna foi morta a golpes de facão por um homem que a assediou e tendo ela se recusado a entregar-se foi brutalmente assassinada. Pelo gesto a menina passou a ser considerada santa pela população local depois de sua morte, por considerarem o seu gesto de amor e coragem apesar da pouca idade. A fama de mártir espalhou-se e hoje Benigna já é devocionada por um grande número de pessoas, que costumam fazer-lhe pedidos e testemunham o alcance de graças.
Beatificação
O processo pedindo a beatificação da menina Benigna foi aberto oficialmente em 16 março de 2013, tão logo a Diocese de Crato recebeu o "Nihil Obstat" da Sagrada Congregação para a Causa dos Santos, aprovando o início dos estudos.
Uma comissão nomeada pelo Bispo Dom Fernando Panico começou a recolher declarações das testemunhas que viveram à época, e depoimentos que relataram milagres e graças alcançadas por intercessão de Benigna. Essa fase Diocesana do processo foi encerrada em 21 de setembro de 2013.

Programação da Romaria - Dia 24
14h - Concentração e acolhida
15h - Oração no Santuário
16h - Caminhada até a Matriz
17h - Solene Celebração Eucarística

Fonte: Flavio Pinto News



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem