Barbalha: Lombadas irregulares, danosas para os veículos, usuários e meio ambiente.


Quem trafega pelos Bairros Conjunto Nossa Senhora de Fátima e Cirolândia é conhecedor das lombadas fora do padrão e não sinalizadas que ali estão.
Não há um carro ou motocicleta que não “raspe” ao passar pelos redutores de velocidades ou mesmo pelos desníveis deixados entre as valetas de esgotos depois da camada de asfalto aplicada recentemente no Bairro Nossa Senhora de Fátima.
No Bairro Cirolândia a situação é a seguinte: lombadas em péssimo estado de conservação que obrigam a improvisação dos moradores onde são colocadas pedras nas bordas das calçadas para evitar que os veículos desviem pelas mesmas.
Ao passar por uma lombada ou um desnível o motorista ou motociclista precisa reduzir a velocidade e logo em seguida retomar a aceleração, o que causa um aumento desnecessário do consumo de combustível e de emissões de gases poluentes, além de aumentar o desgaste de freios, pneus, transmissão e suspensão. Mas o que tem causado medo e preocupação é a segurança dos usuários e perdestes. 



O Cotran é quem regulamenta as dimensões das ondulações transversais (lombadas) que devem está dentro das seguintes medidas: Lombada longa, para velocidade de 30 km/h (três metros de largura por 10 cm de altura); e a curta, para velocidade de 20 km/h (1,5 metro de largura por 8 cm de altura) mas aqui em Barbalha são verdadeiros obstáculos que se vê nas ruas.



Nós conversamos via whatsapp com o Vereador André Feitosa sobre o assunto acompanhe:


- Whatsapp Barbalha: É notório que as lombadas usadas para a redução de velocidade de nossa cidade fogem do padrão, principalmente no Conjunto Nossa Senhora de Fátima e Cirolândia, é de conhecimento das autoridades?

- Vereador: Com certeza, passei lá esses dias e bati o meu carro em baixo.

- Whatsapp Barbalha: Vocês (câmara) receberam o abaixo assinado entregue pelos moradores (da rua L3 do bairro Cirolândia) ao Demutran?

- Vereador: Lá na câmara não tivemos conhecimento desse abaixo assinado!

- Whatsapp Barbalha: Depois da camada de asfalto aplicada no conjunto (Conjunto Nossa Senhora de Fátima) ficou quase inviável trafegar por lá, os desníveis nos esgotos são enormes, existe alguma ação para uma correção?

- Vereador: Segunda-Feira na sessão da câmara irei requerer ao Demutran com cópia a Sec. De Obras para que possam colocar os “quebras” molas das ruas das asfaltadas do “Conjunto” (onde a situação é mais crítica) dentro do padrão onde carros “pequenos” possam trafegar.

Enquanto isso a população dos bairros citados estão amedrontadas com eminencia de presenciarem ou até mesmo de se envolverem em algum acidente.

Essa matéria foi estimulada por denúncias dos nossos seguidores, enviei a sua também.

Fonte: Whatsapp Barbalha

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem