Com paus-de-arara retidos, romeiros seguem a pé para Juazeiro do Norte

Devotos seguiam em paus-de-arara que foram retidos em Milagres. 


Romeiros de outros estados do Nordeste não conseguiram chegar no tempo esperado a Juazeiro do Norte, no Ceará. Nesta sexta-feira (31), sete caminhões paus-de-arara que levavam o grupo para participar da tradicional romaria de finados foram retidos no município de Milagres em uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal. Alguns interromperam a viagem, mas muitos resolveram seguir a pé pela BR-116 e enfrentar a distância de 57km de uma cidade para outra.

O grupo que seguia a pé com mais de 20 pessoas, entre elas crianças, afirmou não ter dinheiro para pagar outro meio de transporte. "Onde a gente mora não tem transporte, não tem nada. A gente vai seguir pela pista e seja o que Deus quiser", disse um dos romeiros. A festa religiosa de Juazeiro do Norte, uma das mais importantes da região, deve atrair até domingo (1°), mais de meio mihão de romeiros.

Boa parte dos veículos apreendidos em Milagres vinha do interior da Paraíba. “Trabalho o ano inteiro juntando um 'tostãozinho', aí chega hoje e acontece uma coisa dessa”, lamenta a aposentada Maria José Ribeiro, que viajava em um dos paus-de-arara.
Mãe e filhos também tiveram de descer de um dos paus-de-arara. As crianças ficaram inconformadas com a interrupção da viagem. “Nós queremos ir para o Juazeiro, nós queremos fazer a nossa promessa, eu não quero ir pra casa não”, disse o garoto chorando. 
Crianças choram por não poder seguir viagem até Juazeiro do Norte (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

De acordo com a PRF,  até esta sexta-feira (31), 73 veículos que transportavam 1.179 romeiros de forma irregular foram fiscalizados e 54 motoristas notificados. Segundo o órgão, o transporte de romeiros em paus-de-arara é considerado multa gravíssima. Se for o veículo for flagrado, é exigido o transbordo das pessoas, ou seja, a retirada dos romeiros de um meio de transporte para outro. Se o veículo estiver regular, é liberado. Caso contrário, fica retido pela PRF.

Romaria Segura

A 2ª etapa da Operação Romaria Segura foi iniciada nesta quinta-feira (30), pela PRF. A ação ocorre devido a tradicional Romaria de Finados que será realizada no dia 2 de novembro em  Juazeiro do Norte, na Região do Cariri. O objetivo é evitar que acidentes envolvendo romeiros ocorram, tendo em vista o crescente número de fiéis que se deslocam de diferentes estados nordestinos em veículos destinados ao transporte de cargas sem as mínimas condições de segurança, higiene e saúde.

Fonte: G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem