Araripe - Entidade do Cariri desenvolve projeto de sustentabilidade no polo gesseiro do Pernambuco‏

A Fundação Araripe, com sede em Crato, está desenvolvendo projeto voltado para a Eficiência Energética e Produção mais Limpa da Cadeia Produtiva do Gesseiro. As ações têm sido centralizadas no Polo Gesseiro do Pernambuco e tem se pautado por várias atividades,
uma delas realizadas recentemente, com o workshop Conexões Sustentáveis – Pacto de Sustentabilidade da Matriz Energética do Polo Gesseiro de Araripe, com a finalidade de promover a sustentabilidade da Região do Araripe e obter as percepções do setor sobre as políticas relacionadas ao tema. O evento contou com a presença dos setores da sociedade, como o setor público, a academia e a sociedade civil.

Uma das preocupações dos técnicos está relacionada ao processo de calcinação da gipsita, etapa de produção do gesso na qual o minério é submetido a altas temperaturas, necessita de muita energia, na maioria das vezes proveniente de madeira de espécies nativas retiradas da vegetação da Caatinga. A matriz energética da indústria do gesso do Araripe é muito diversificada. Usa aproximadamente, 3% de energia elétrica, 5% de óleo diesel, 8% de óleo BPF (baixo poder de fusão), 10% de coque e 73% de lenha (as indústrias de pequeno porte usam, exclusivamente, a lenha como fonte energética).

Mesmo sendo ambientalmente menos poluente o uso da lenha tem causado danos significativos ao meio ambiente, ocasionados pela crescente devastação da vegetação nativa, na maioria das vezes sem um planejamento para uso sustentável e de forma ilegal.

O Polo gesseiro do Araripe está situado na parte oeste do Estado de Pernambuco cerca de 700 quilômetros da capital, Recife, e inclui os municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Ouricuri e Trindade, Ipubi, que representam 8,69% do território do Estado e 2,98% da população.

Segundo dados do Sindicato do Gesso do Pernambuco (Sindusgesso - PE) e da Associação do Gesso (Assogesso) o setor é representado por mais de 160 empresas, o que significa um forte consumidor da lenha como fonte energética no mercado.

No workshop realizado no dia 25 de novembro 2014 no Auditório do Sebrae, na cidade de Araripina – PE foi apresentado o Pacto de Sustentabilidade do Polo Gesseiro na região do Araripe inovador no Brasil e no mundo, o que faz destes a sustentabilidade para a região.

O trabalho desenvolvido por meio da Fundação tem como órgãos apoiadores e financiadores O Fundo Social Ambiental vinculado a Caixa Econômica e o Fundo Nacional do Meio Ambiente vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Como parceiros o Centro Industrial Sustentável (CEPIS), Sebrae, além do Sindugesso e Assogesso.

Mais informações: Fundação Araripe - Rua Leandro Bezerra, nº 338 Centro Crato – CE Telefone (88) 3523.1605. Contatos com a imprensa: (88) 9915.3450

Via: Cariri Ceara





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem