Após paralisação, alunos da Urca voltam às aulas em Juazeiro do Norte


Depois de mais de três meses de paralisação, cerca de 10 mil alunos em 17 cursos superiores voltou às aulas nesta segunda-feira (19) na Universidade Regional do Cariri (Urca), em Juazeiro do Norte. Após assembleia na semana passada, a maioria dos
professores aceitou a proposta do Governo do Estado de voltar ao trabalho para que haja concurso público com vagas efetivas. Segundo o vice-reitor da Urca, Patrício Melo, serão pelo menos 62 vagas de imediato para o Cariri.

O calendário universitário está atrasado em pelo menos seis meses. O Centro de Artes da Urca foi o único que não retomou às atividades depois da greve na manhã desta segunda-feira. Segundo alunos e professores, seriam necessários pelo menos 12 docentes efetivos para os cursos de artes visuais e teatro, mas o quadro atual conta com dois em cada um deles para mais de 450 estudantes do Centro de Artes.

De acordo com a Urca, o colegiado, formado por professores e coordenação, decidiu retomar as atividades no dia 26 de janeiro. Com professores efetivos e substitutos, o curso de Artes Visuais volta com apenas quatro docentes e o de Teatro, com cinco. "A luta ainda não cessou. Estamos esperando que a greve ainda tenha o impacto com professores efetivos e também estrutura", afirmou o estudante de Artes Visuais, Ras Luna.

"Nós colocamos toda a equipe administrativa da universidade para, na maior brevidade possível, dá encaminhamento à publicação de edital e, naturalmente, o processo de seleção para professor efetivo da Urca", afirmou o vice-reitor da universidade.

Fonte: G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem