Milagres - CE: As vésperas de manifestação, prefeito cede e anuncia aumento para os professores

As vésperas da manifestação que os Professores e profissionais da educação estarão realizando nesta quinta-feira (30/04) em conjunto com os professores da rede estadual no município de Milagres-CE, o Prefeito Helosman Sampaio de Lacerda (PMDB), anuncio aumento salarial para para categoria a nível municipal.
Quando aconteceu o anuncio do aumento salarial, vereadores de Aurora e Brejo Santo estavam presentes na Câmara | Foto: Portal OKariri
Quando aconteceu o anuncio do aumento salarial, vereadores de Aurora e Brejo Santo estavam presentes na Câmara | Foto: O Kariri
O fato aconteceu na tarde desta quarta-feira (29/04) na reunião da Câmara de Vereadores, e o anuncio foi feito através do parlamentar Beto Mitrato (PMDB), que leu uma nota enviada pelo gestor a qual falava que não “cedia a pressão” e daria aumento de 13,02% ao salário dos professores, que ainda seguirá para apreciação dos vereadores ” em caráter de urgência”.
“A gente quer ser o piso, mais não quer ser pisado” – Junior Lima | Foto Portal OKariri
“A gente  o piso, mas não queremos ser pisado” – Junior Lima | Foto Portal OKariri
Em entrevista a Rádio Som da Terra FM, segundo o presidente da Apeoc, Junior Lima, o prefeito si só se entrega, pois ele “está dizendo que está dando aumento de 13% mais não é por causa de pressão, ninguém está dizendo isso, que seja, mais há um reconhecimento de que a categoria está se mobilizando. Então se é pro pressão ou não é por pressão, ele agora entendeu que tem que cumprir a lei…se não poderia pagar em janeiro agora pode?”.
Ainda segundo Junior o aumento foi uma “foi uma tentativa frustrada de barrar o movimento” da quinta-feira, e afirma que está mantida, e que a categoria irá às ruas com mais vigor, e ainda segundo o presidente a manifestação, um dos pontos é o salário e a manifestação de amanhã é acompanhando um movimento nacional.
Para Junior, o objetivo  do movimento não é só o aumento mas “moralizar”, clique no player abaixo e escute na integra a entrevista do presidente da Apeoc Junior Lima:

As reivindicações da categoria são as seguintes:
1) O Município se compromete a conceder reajuste salarial para todos os docentes, no percentual de 13.01% (treze ponto zero um por cento), sobre os salários pagos em dezembro de 2014 em cumprimento da Lei nº. 11.738/2008.
2) O Município se compromete a elaborar um novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais do Magistério com a participação de Comissão indicada pela categoria dos docentes;
3) O Município se compromete a agir com respeito para com os professores e professoras que estão ampliando carga horária, ou seja, fazer-se cumprir o direito ao terço da carga horária para planejamento e recebimento das gratificações referentes à docência de sala de aula;
4) O Município se compromete a melhorar a qualidade de merenda ofertada aos alunos e alunas.
5) O Município se compromete a entregar fardamento escolar para todos os alunos e alunas da rede;
6) O Município se compromete a aprovar um novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da área da Educação até o mês de maio de 2015.
7) O Município se compromete a realizar Concurso Público imediato para suprir todos os cargos vagos dos Profissionais do Magistério.
8) O Município se compromete em remunerar, em 5%, (cinco por cento), os professores e professoras que ainda não foram amparados(as) com a redução de carga horária prevista na Lei de nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que assegura que um terço da carga horária do pessoal docente destinar-se-á às atividades complementares.
9) O Município se compromete, enquanto não faz o concurso público, promover Seleção Pública para contratação de professores e professoras por tempo determinado.
10) O Município se compromete a cumprir as normas previstas no PCCR de Milagres-CE para contratação de profissionais da Educação.
11) O Município se compromete a cumprir de imediato as orientações para funcionamento do Programa Mais Educação.
12) O Município se compromete em assegurar de imediato ajuda de custo para todos os professores e professoras, independente do critério de fácil ou difícil acesso.
13) O Município se compromete em assegurar a dispensa do Presidente do Sindicato APEOC-Milagres das suas atividades funcionais sem qualquer prejuízo para sua situação funcional ou remuneração.
14) O Município se compromete a responder em até 15 dias a pauta de reinvindicações apresentadas pela categoria.
15) O Município se compromete em dá transparência as informações de interesses da categoria.

Fonte: Portal O Kariri, Som da terra FM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem