Carros-pipa devem socorrer caririenses



Mais oito municípios do Cariri foram incluídos na lista do Exército Brasileiro para o recebimento emergencial de água por carros-pipa. Baixio, Caririaçu, Farias Brito, Ganjeiro, Várzea Alegre, Potengi, Tarrafas e Umari serão atendidas pela Operação Carro-Pipa, em virtude da queda nos níveis de reservatórios e efeitos da seca prolongada. Contando com eles, a região soma 26 cidades assistidas pelo programa nacional.

Em Tarrafas, autoridades municipais esperam que a operação nacional ajude no suprimento, principalmente, das comunidades rurais. De acordo com a assessoria da Prefeitura, o abastecimento municipal tem ocorrido apenas uma vez por semana, por conta do número reduzido de caminhões. “O fornecimento de água tratada em carros tipo pipa é prestado aos municípios em reconhecida Situação de Emergência, decorrente de seca com demanda reprimida de água potável”, explica.

Em Farias Brito, conforme o secretário municipal de Agricultura, João Frutuoso, a situação também é crítica. “Só temos um carro, que abastece como pode as comunidades. O resto da água é dos poços, que estão secando. Os carros-pipa têm sido esperados como a salvação”, salienta.

Em Baixio, quatro caminhões já fornecem água a 4.865 pessoas; Em Caririaçu, são três veículos para 6.735; Potengi, são 5.428 moradores atendidos por cinco carros e, em Umari, apenas um transporte abastece a demanda de 2.771 populares.

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Dedé Teixeira, esclarece que as cidades recém-incluídas na operação ainda precisam passar pela fase de reconhecimento, antes de receber a frota de carros-pipa. Nesse período, o Exército faz uma lista das pessoas e comunidades que serão beneficiadas, bem como da fonte de água que será utilizada para o abastecimento.

Teixeira alerta, ainda, sobre o aumento do número de solicitações municipais para a operação, diante da estiagem prolongada e a escassez dos reservatórios de água. Além das oito cidades, Antonia do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Ipaumirim, Jardim, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Salitre e Santana do Cariri estão na lista dos municípios cearenses já atendidos pelo programa.

(Jornal do Cariri)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem