» » » "Diálogos Culturais" reúne cerca de 200 representantes da cultura em Sobral

O auditório principal do Centro de Educação a Distância, no bairro Derby, em Sobral, ficou lotado, na tarde desta quarta-feira, 14/10, para o “Diálogos Culturais – Vale do Acaraú”, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com a participação de artistas, produtores, secretários de Cultura e articuladores culturais de 18 dos 20 municípios da região.

O secretário da Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, e diversos integrantes da equipe da Secult dialogaram diretamente com a comunidade artística e cultural das várias cidades do Vale do Acaraú, debatendo as ações e os projetos da Secult, colhendo sugestões, críticas e contribuições e discutindo prioridades para a política cultural do Estado.

Participaram dos debates secretários de Cultura dos municípios de Sobral, Varjota, Forquilha, Coreaú, Cariré, Reriutaba, Groaíras, Meruoca, Santana do Acaraú, Pacujá e Frecheirinha. Outras cidades da região também contaram com representantes no evento, aberto com falas do secretário da Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, da secretária da Cultura de Sobral, Eliane Leite.

O secretário destacou o compromisso assumido pelo Governo do Estado em elevar o investimento em cultura para o equivalente a 1,5% do orçamento do Executivo estadual, sintetizou as ações da pasta até o momento e ressaltou que todos os editais lançados até o momento pela Secult contaram com recursos reajustados no percentual da inflação e tiveram pagamentos liberados em três semanas após celebrado cada convênio. Também enfatizou a permanente oferta de programação de qualidade, formada em sua maioria por artistas cearenses e contando com entrada franca, nos 15 equipamentos culturais da Secult.

Novas ações da Secult

Guilherme apontou ainda novas ações da Secult que beneficiarão municípios da região, como o Birô Ceará Criativo, o projeto “Circula Ceará” (que promoverá espetáculos de teatro, circo, música e dança em Alcântaras, Frecheirinha, Sobral e Varjota), o Programa de Formação em Artes Cênicas (que atuará em Sobral) e o Programa de Modernização de Bibliotecas e Implementação do Setor Braille, contemplando bibliotecas nos municípios de Graça, Groaíras, Santana do Acaraú e Sobral, em parceria com o Ministério da Cultura.
Fonte: Ceará Agora

About Léo

Olá! Eu sou Leo design web.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply