Desobstrução de ruas de Juazeiro deixa ambulantes apreensivos



Uma Ação Civil Pública em desfavor do município de Juazeiro do Norte, proposta pelo Ministério Público do Ceará (MP-CE), tem gerado desconforto entre aqueles que sobrevivem do comércio informal. A Ação pede que a Justiça apure a omissão do Poder Público Municipal em desobstruir as vias públicas. Aqueles que comercializam nas calçadas do centro comercial e em praças espalhadas pela cidade estão receosos que, a qualquer momento, fiquem sem uma fonte de renda.

Quem passeia pelas praças de Juazeiro encontra uma variedade de itens que compõem a culinária regional. A venda de alimentos é uma oportunidade para quem quer sair da lista de desempregados. Muitos vendedores ambulantes dependem da renda desse trabalho para manterem suas famílias. É o caso de Jeferson Gomes, que possui uma barraca de lanches na Praça Padre Cícero. Sem emprego e recém-chegado ao Município, ele encontrou na venda de lanches a oportunidade para sustentar a esposa e a filha de oito anos.

“Procurei emprego em várias empresas e a resposta era sempre desanimadora. Quando estava pensando em desistir e ir embora para São Paulo, veio a ideia de vender pastéis. E deu certo. Eu também trabalho com outros salgados, cachorro-quente paulista e sanduíche natural. É através desse ganho que consigo manter minha casa. Fico triste em pensar que, a qualquer momento, uma ordem judicial me impeça de trabalhar nesse local”, relata Jeferson Gomes.

A história do ambulante é semelhante à de Cleide Souza, que vende comidas típicas na Praça José Geraldo da Cruz. “É dessa venda que eu tiro o dinheiro para sustentar a minha família. Não vejo motivo para nos tirarem desse local. A praça é grande e tem lugar para todo mundo, basta organizar direitinho. Não quero nem pensar na possibilidade de ter que sair desse espaço. Várias famílias que sobrevivem do comércio informal serão prejudicadas”, comenta Cleide Souza.

O coordenador de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte, Francisco Aurilio Jorge disse que o Município está aguardando a notificação. “Tomamos conhecimento desta ação pela imprensa. Nos últimos meses, temos trabalhado para garantir a mobilidade urbana no nosso Município. Proibimos a colocação de parques nas praças e estamos controlando o número de vendedores nos espaços públicos. Queremos uma cidade organizada, mas não podemos acabar com o comércio ambulante e deixar várias famílias sem uma fonte de renda”, finaliza.

Fonte: Jornal do Cariri

1 Comentários

  1. A matéria poderia ser menos tendenciosa. "Ação em desfavor do município"? Estão querendo organizar o trafego de pedestres. Quer ter o próprio negocio? Sai da informalidade e abre empresa igual aos outros. A lei é clara e para todos!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem