Em Cedro alunos com necessidades especiais lançam livros

Com objetivo de melhorar o processo de inclusão nas escolas, Prefeitura de Cedro, oferece suporte para diversas ações. (Foto: Maciel Bezerra)
Dois livros foram lançados em Cedro, cujos autores são os alunos especiais, Sara Andréia (Escola Celso Alves de Araújo) e Phyetro Teixeira (Escola Francisca de Jesus Cavalcanti). Na ocasião, aconteceu à inauguração da sala de recursos multifuncionais, um espaço físico para realização do Atendimento Educacional Especializado (AEE), para os alunos com necessidades especiais. Presentes ao evento, o Prefeito Nilson Diniz, a Presidente da Câmara dos Vereadores, Ana Nilma, o vereador Gilberto Barbosa, representando a Secretária de Educação Esmeraldina Bezerra, a técnica Eridan Santos, a diretora da Escola Celso Alves de Araújo, Aclésia Ferrera. Pais, alunos, diretores, professores e população em geral também participaram da solenidade.

As obras

A obra literária da aluna Sara Andréia abordou o tema “Minha história”, ela escreveu sobre o seu dia-dia na escola e em casa com a família, as ilustrações são da estudante Aline do Nascimento. O aluno Phyetro Teixeira apresentou em sua biografia, um conto sobre “Pombo” utilizando recursos da informática. Os dois estudantes tiveram como mediadora a professora Francisca Elisvânia. Durante o lançamento do livro, a aluna Sara Andréia, apresentou ao público uma dança em ritmo de samba com dizeres “Sejam bem vindos” e “Inclusão Escolar”, que mereceu aplausos do público presente. Para o Prefeito de Cedro, Nilson Diniz, a inclusão dos alunos com necessidades especiais é importante. “É muito gratificante Cedro contar com dois novos autores e exemplos de superação com o lançamento desses livros”. Nilson destacou também o trabalho dos professores da sala multifuncional. “O município conta com professores preparados para atender os alunos e o resultado é colhido como essas ações que são merecedores de reconhecimento”, pontuou.

A importância do tema

Na avaliação da Professora Francisca Elisvânia, motivados pela família, escola e amigos, os alunos Sara Andréia e Phyetro Teixeira tornaram-se grandes autores “esses livros são uma ferramenta para trabalhar questões temáticas relacionadas a esse público, na escola que eles estudam e também em outras unidades”, exemplares dos livros estarão disponíveis na biblioteca municipal e na escola, além de serem entregues a familiares das crianças. Esta ação faz parte do plano de desenvolvimento para inclusão dos alunos com deficiência. A Secretaria de Educação, Esmeraldina Bezerra, destacou a importância da sala multifuncional. “A sala possui mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento dos alunos que são público alvo da Educação Especial e que necessitam do atendimento no contra turno escolar” outras escolas estão sendo adaptadas para esse tipo de sala.

A Professora Aglaeuza Silva, da Escola Francisca de Jesus Cavalcanti, destaca a seleção do último concurso realizado pela Prefeitura de Cedro. “Parabenizo a atual gestão por abrir vagas para professores de educação especial, este é o pontapé inicial para os alunos com deficiência”, destaca. Com apoio da família, a inclusão social torna-se rotina da direção da escola, a Diretora da Escola Celso Alves de Araújo destacou a participação e a inclusão dos alunos. “Foi muito gratificante para a escola, pois as mães viram que seus filhos são capazes, e reforça a importância da família dentro da escola”.

Assessoria de Imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem