População do Crato é beneficiada com cirurgia de catarata

Hospital São Raimundo realiza cirurgia de catarata pelo SUS (Foto: Serena Morais/Jornal do Cariri)
Responsável por causar cegueira em mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata tem chamado a atenção do poder público. Por ser uma patologia que tende a fazer parte da vida de um número representativo de pessoas nos próximos anos, devido o aumento da expectativa de vida, a demanda por cirurgias corretivas vem aumentando. Para suprir parte da demanda do Cariri, o Hospital São Raimundo, em Crato, que já era especialista em traumatologia, passou a realizar cirurgia de catarata.

O procedimento, que vem sendo realizado desde outubro, já beneficiou mais de 150 pessoas, que passaram a ter uma vida normal após a cirurgia. “A catarata provoca a opacidade do cristalino, que é a lente natural do olho, fazendo com que as pessoas tenham uma visão embaçada e, com isso, tenham baixa visão. Colírios e óculos não são capazes de resolver o problema, somente a cirurgia. Aqui, em Crato, estamos proporcionando que a população atingida pela doença volte a enxergar”, afirma o oftalmologista George Vasques.

A dona de casa Maria Guiomar está na fila de espera para realizar o procedimento. “Há seis meses, passei a ter dificuldade para enxergar. Não estava conseguindo realizar as atividades domésticas direito. Procurei o médico e veio o diagnóstico de que estava com catarata e precisava operar. Em janeiro, se Deus quiser, faço a cirurgia e volto a minha vida normal”, relata Maria Guiomar.

O diretor administrativo do Hospital São Raimundo diz que o procedimento para realizar a cirurgia é bem simples. “Caso o paciente seja diagnosticado com catarata, é só procurar a Secretaria de Saúde do Município e pedir a solicitação para o procedimento cirúrgico. Após todos os exames, a cirurgia é marcada. A intervenção dura, em média, uma hora. Dentro de um mês, aproximadamente, o paciente retoma as atividades normais. Hoje, realizamos 50 cirurgias mensais, mas temos capacidade para realizar até o triplo, basta que o Governo dê a contrapartida, através de incentivos financeiros”, explica Valério Faheina.

Fonte: Jornal do Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem