Cagece reajusta tarifa para suprir despesas com serviços



A partir de 23 de abril, a conta de água ficará mais cara nos municípios de Juazeiro do Norte e Barbalha. O motivo é o reajuste em 11,96% das tarifas de água e esgoto, solicitado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e autorizado pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce). Com isso, os usuários dos serviços prestados pela empresa sofrerão majoração nas suas contas mensais, calculadas sobre a cobrança de R$ 3,03 por metro cúbico.

Esse é o segundo reajuste nas tarifas de água e esgoto no Ceará, desde novembro de 2015, quando houve revisão extraordinária da tarifa de 12,9%. De acordo com informações da Cagece, os reajustes visam cobrir os custos de tratamento e operação dos serviços. Com a iniciativa, as cidades de Juazeiro do Norte e Barbalha, que são cobertas pelos serviços prestados pela Companhia, terão aumento em suas contas de água a partir do dia 23 de abril.

Os insumos utilizados para transformar água bruta em água tratada tiveram aumento, entre eles, a energia elétrica, que aumentou 54% em 2015. A empresa pede, ainda, para a população fazer uso do líquido de forma consciente, diante da escassez que atinge o País.

Em Crato, onde os serviços são prestados pela Sociedade Anônima de Água e Esgoto (Saaec), o preço deve permanecer sem reajuste, por enquanto. Segundo o órgão, atualmente, a menor cobrança realizada no território municipal é de 0,85 centavos por até 10 metros cúbicos de consumo. O valor sobre progressivamente a depender das condições socioeconômicas e consumo. Ainda, conforme a Saaec, os usuários pagam o esgoto produzido, em média, sobre 35% da tarifa paga de água.

Fonte: Jornal do Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem