Saiba tudo sobre a cafeína



Se você é daquelas pessoas que não abdica de uma boa xícara de café, deve conhecer estes fatos sobre a cafeína

Além de ser uma das bebidas mais populares e consumidas em todo o mundo, o café é também um poderoso detector de benefícios para a saúde quando consumido com moderação. E muito disto na carona da cafeína.

PUB
Mas não é apenas no café que existe cafeína. Este composto químico está também presente em alguns chás (provenientes das folhas da Camellia sinensis), no cacau, no guaraná, na erva-mate e ainda em alguns refrigerantes e bebidas açucaradas.

Como revela o site LiveScience, que reuniu alguns fatos curiosos sobre a cafeína, este composto permanece durante horas no organismo, uma vez que somente é absorvido pelo sangue e tecidos após 45 minutos a contar a partir do consumo. Em média, diz um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Duke, o organismo pode demorar até 12 horas para eliminar toda a cafeína que foi ingerida.

O consumo de cafeína está associado a algumas melhorias na qualidade de vida das pessoas e na própria saúde, mas apenas quando feito com moderação, uma vez que a morte por excesso de cafeína existe, mesmo sendo uma situação rara.

Diz ainda a publicação que muitas pessoas não fazem a mínima ideia da quantidade de cafeína que ingerem, pois não costumam contabilizar a cafeína dos refrigerantes e/ou bebidas energéticas ingeridas ao longo do dia - inclusive a dos chocolates.

Embora a dependência de cafeína não seja uma realidade, sabe-se que a abstinência de cafeína - ou seja, a não ingestão de café durante horas ou dias, por exemplo – é uma condição de saúde mental e que pode causar sintomas físicos bem problemáticos, como dores de cabeça, enjoos, fadiga, irritação, mudanças de humor ou até mesmo a depressão. Mas não é apenas a ausência de cafeína que traz consequências para a saúde: o consumo em excesso faz aumentar os níveis de estresse de uma forma bastante considerável, diz a publicação.

Noticias ao Minuto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp.
Gostou do conteúdo? confira outras noticias em nossa fã page

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem