Aluno do Colégio da PM no Cariri é selecionado para o Programa Jovem Embaixadores 2017


“Era meu sonho há dois anos. Todo dia eu ficava imaginando isso, motivado, pois eu já tinha certeza”. Estas são as palavras de Hiagor da Costa Carneiro, 17 anos, estudante do Colégio da Polícia Militar do Estado do Ceará Cel PM Hervano Macedo Júnior, de Juazeiro do Norte. Ele foi o único representante do Ceará selecionado para integrar um grupo de 50 alunos brasileiros, aprovados entre 19 mil concorrentes, no Programa Jovens Embaixadores 2017, em que alunos de escolas de ensino público têm a oportunidade de representar o Brasil e conhecer autoridades em solo norte-americano.

Hiagor, que cursa o 2° ano do Ensino Médio, participou de um rigoroso processo seletivo, dividido em oito etapas, até receber a notícia de sua aprovação, na última sexta-feira (28). Quando questionado sobre quais motivos o levaram a participar da seleção, ele afirma que o ponto inicial ocorreu no início de 2015. “Eu vi uma matéria sobre uma jovem embaixadora aprovada e se preparando para viajar para os Estados Unidos”, revelou. O aluno tentou aprovação para o ano de 2016, mas pelos entraves em relação à fluência no inglês, o sonho ficou pelo caminho. Foi então que, com o empenho para aprimorar seus conhecimentos orais e escritos na língua inglesa, Hiagor venceu uma das principais exigências para se tornar um Jovem Embaixador.

Outro critério fundamental foi a iniciativa voluntária do aluno, voltada para a arrecadação e venda de materiais recicláveis. O dinheiro levantado por meio da ação é revertido em projetos na comunidade. Em 2013, o jovem representou o Estado na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Brasília. “Foi algo que faz você mudar seu ponto de vista e voltar cheio de ideias”, afirma. Na ocasião, Hiagor apresentou para a então presidente Dilma Rousseff e para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o projeto “Consciência e Ação: Óleo e Sabão”, que consiste na destinação correta do óleo de cozinha, já impossibilitado de ser utilizado. Na ação, o material era vendido em galões para indústrias fabricantes de sabão, no município de Juazeiro do Norte. Em seguida, o dinheiro era destinado para ações sociais, com crianças e jovens.

O estudante embarcará no dia 9 de janeiro de 2017 para Brasília, onde passará quatro dias destinados para a emissão de visto na embaixada americana. A partir deste processo só será permitido que os selecionados falem em inglês.

No dia 13 de janeiro, o grupo de 50 pessoas embarcará para os Estados Unidos, onde terão a oportunidade de apresentar a cultura brasileira, representando sua região e seus costumes, além de conhecer autoridades norte-americanas, em Washington. Os Jovens Embaixadores também terão a chance de acompanhar a posse do (a) novo (a) presidente norte-americano, durante o período que estarão em terras ianques. Quando questionado sobre os planos para o futuro, Hiagor afirma que “pretende fazer faculdade voltada para as relações exteriores”.

A diretora do Colégio da Polícia Militar do Estado do Ceará Cel PM Hervano Macedo Júnior, Tenente Coronel Albanita Lima, afirma que todos os alunos da instituição sentem muita alegria e orgulho pelo estudante selecionado. Ela diz ainda que lembra quando o aluno apresentou sua iniciativa social para a direção do colégio, em fevereiro deste ano. “Eu me recordo como se fosse hoje ele vindo apresentar o trabalho e afirmando que ia servir de exemplo para que outros alunos se tornassem jovens embaixadores”, revela. Quando indagada sobre a sua opinião pelo sucesso de Hiagor, ela é enfática. “O papel do educador é sempre fazer o aluno acreditar que somos os melhores no que estamos fazendo e que eles são únicos. É uma conquista de todos”, completa.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Aline Freires - 3101.6518

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp.
Gostou do conteúdo? confira outras noticias em nossa fã page

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem