Header ads

» » » Super Lua de novembro é a maior em 30 anos



Na próxima 2ª feira (14) o mundo vai testemunhar o fenômeno da Super Lua (ou Super Moon). O nome foi dado pelo astrólogo Richard Nolle há 30 anos e define como Lua Nova ou Lua Cheia com a Lua em sua máxima aproximação da Terra (Perigeu) ou até 90% próxima desse ponto. Mas, é a Super Lua que ocorre na Lua Cheia que é mais interessante, uma vez que podemos vê-la e mais brilhante do que de costume.

“Na Lua Cheia vemos o Sol e a Lua em direções opostas. A Lua nasce quando o Sol se põe e fica a noite toda no céu. Na próxima segunda-feira às 9h 21min (Hora de Brasília) a Lua estará no Perigeu a 356509km de distância da Terra. O instante da Lua Cheia será às 11h52min (Hora de Brasília). Em 30 anos desde o ano 2000 o valor médio para a distância Terra-Lua na ocasião do Perigeu é 362568km”, revela Josina Nascimento, responsável pelos cálculos e edição do Anuário do Observatório Nacional.

Pela definição de Nolle e pelos cálculos astronômicos conclui-se que em todos os anos ocorrem cerca de seis vezes o fenômeno chamado de Super Moon. O que torna o fenômeno especial agora na segunda-feira é que vai ocorrer com a maior aproximação em 30 anos desde 2000. Tendo em vista o valor médio da distância Terra-Lua na ocasião do Perigeu, essa distância será 0,9% menor.

No próximo mês, em 12 de dezembro teremos novamente o fenômeno: o instante da Lua Cheia será no dia 13 às 22h06min (hora de Brasília) e o Perigeu será no dia 12 às 21h28min (hora de Brasília), com a Lua a 358461km da Terra.

Na segunda-feira, dia 14 de novembro, no Rio de Janeiro, a Lua vai nascer às 19h26min e vai se pôr às 6h05min de terça-feira, dia 15. Para Josina Nascimento, que também é pesquisadora do Observatório Nacional, “se o tempo estiver bom, qualquer momento entre o nascer e o por da Lua será favorável para observar nosso satélite natural tão encantador”.

Qual é o melhor horário para apreciar a Super Lua?

O auge da Super Lua acontecerá às 10h52 do dia 14 de novembro. Uma hora depois, ela atinge o pico do Perigeu. Para quem está no Brasil, o horário é ruim, pois o ponto alto do fenômeno vai ocorrer praticamente no sol do meio dia, dificultando a visão.

Porém, na noite do dia 13 de novembro, a lua já vai estar maior e mais brilhante que o normal. No dia seguinte, ela começa a minguar, mas ainda assim continua sendo um belo espetáculo.

Sendo assim, o melhor horário para apreciar a Super Lua de novembro é quando ela surge no horizonte. No dia 13, isso acontece às 18h36 e, na segunda-feira, às 19h42

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp.

 Anuncios
.

 Gostou do conteúdo? confira outras noticias em nossa fã page

About Cariri como eu vejo

Olá! Eu sou Leo design web.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply