Administração Municipal atuará de forma integrada na Romaria de Candeias



Começa no próximo domingo, 29, a terceira maior romaria do ano em louvor à Nossa Senhora das Candeias, em Juazeiro do Norte. Visando acolher os peregrinos que virão à cidade e garantir maior organização nos cinco dias de festejos, a Prefeitura do Município promove uma ação integrada das Secretarias.

Nesta sexta-feira, foi apresentado Plano de Ação de cada setor envolvido, por meio da Secretaria de Turismo e Romaria, que está coordenando os trabalhos. A reunião aconteceu no Círculo Operário São José, com visita na área onde ocorrerão algumas mudanças, no intuito de fortalecer o evento religioso e ampliar o espaço da Praça do Romeiro e Basílica de Nossa Senhora das Dores. A festa das Candeias encerra o ciclo das grandes romarias, iniciado em setembro do ano passado. 

Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), Isabela Geromel Bezerra, a Secretária de Educação, Maria Loureto Lima, representantes das Secretarias de Meio Ambiente (SEMASP), Cultura, Segurança Pública e Cidadania, Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), escoteiros, Guarda Municipal, e os representantes religiosos, Padre Cícero, Frei Barbosa e Pároco Cícero de Oliveira.

Para que as diversas manifestações de fé e devoção aconteçam de forma segura e ordenada, o roteiro da romaria contará com diversas ações que serão intensificadas, e algumas novidades nos serviços de saúde, segurança e assistência ao romeiro.

Ampliação de espaços públicos

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju) começou a retirada das barracas que ficam no entorno da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público. O objetivo é desobstruir o trânsito de veículos e pedestres. Também foram distribuídos mais lixeiras pela cidade e sacos de lixo serão entregues aos romeiros para evitar a recorrente problemática do aumento do lixo durante o período da romaria.


A Secretaria de Saúde irá aumentar os postos de atendimentos em locais estratégicos de três para cinco, nas igrejas de maior visitação, com enfermeiros, técnicos de enfermagem e estagiários da área. São eles: Santuário São Francisco das Chagas, Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a Basílica de Nossa Senhora das Dores. Uma ambulância estará disponível para os casos de emergências. O Centro de Controle de Zoonoses também atuará na captura dos animais doentes que se encontram nas praças públicas.

Estarão a postos para atuar nos serviços de segurança um trio efetivo de guardas municipais. Foram escalados para uma força-tarefa 120 guardas equipados com viaturas e motos, divididos em dois turnos, das 7h às 22h e o apoio da Polícia Militar. Um reforço virá da Capital do Estado. Também será instalada uma delegacia móvel na Praça do Romeiro, realizando B.O.

Sobre a problemática da mobilidade urbana, foram pensadas estratégias para bem acolher os romeiros e melhorar a fluidez do trânsito. O Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) intensificará os trabalhos de orientação e fiscalização. O turno começará a partir das 6 horas e encerrará às 00h nas ruas. Uma outra equipe ficará de plantão na sede do Departamento, das 00h às 6 horas.

Assistência Social

Com ponto de apoio na praça da Basílica de Nossa Senhora das Dores, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), junto ao Conselho Tutelar, realizará atividades de busca e de informação, com encaminhamento para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro do Horto e para o Centro POP.

Ao final da reunião, todos os representantes dos órgãos públicos presentes, realizaram uma visita técnica no entorno da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, onde se encontra as instalações de um dos postos de saúde. 

A Secretaria de Turismo e Romaria estará em vários pontos, com agentes identificados por coletes, para realizar serviços de informação ao romeiro. O telefone para contato é o: (88) 9 9724.1049

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem