Alerta para os riscos do cerol em linhas de pipas




As crianças já estão em férias. E as pipas já podem ser vistas no ar em várias cidades brasileiras. Brincadeira que diverte crianças há muito, elas representam, porém, sério risco a motociclistas, ciclistas e até mesmo pedestres. Não exatamente as pipas, mas o uso de cerol (mistura de cola e vidro moído) na linha de empinar pode ser responsável por graves acidentes e também por danos e até o desligamento de redes elétricas.

Passado na linha para cortar outras pipas, o cerol de transforma em verdadeira guilhotina, capaz de tirar a vida de pessoas em fração de segundos. Embora existam  leis proibindo a venda e o uso do cerol em alguns estados do País, o fato é que ele costuma estar presente nas linhas de pipas. Por conta disso, pedestres, ciclistas e motociclistas devem redobrar a atenção neste período já que, esticada, a linha da pipa, muitas vezes, fica invisível.

Equipar a motocicleta com antenas chamadas corta linha de pipas já é obrigatório para motociclistas que trabalham com fretamento ou transporte de pessoas, conforme a Resolução 356, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Mas mesmo ao motociclista não se enquadra nestas duas categorias, e usa seu veículo para lazer ou para ir ao trabalho, é aconselhável equipar sua moto com essas antenas para proteger sua própria vida.

O cuidado de condutores de veículos, sejam eles ônibus, caminhão, automóveis, motos ou mesmo bicicletas, devem estar atentos também a outro quesito, que chega junto com as férias escolares: o aumento do número de crianças nas ruas. Este é o período do ano em que elas, em muitos bairros, costumam brincar livres pelas ruas. A atenção, então, deve também ser redobrada para que sejam evitados acidentes muitas vezes de graves consequências.

Com ONSV

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem