Hemoce envia nota a imprensa sobre denuncia de vendas de Sangue




Confira a nota na Integra

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, informa que, diferente do relatado pelo senhor Vandenberg Alencar, parente de paciente internada em um hospital particular de Juazeiro do Norte, a instituição não cobra por sangue transfundido. Esta hipotética cobrança fere a Lei 10.205 – 2001, que institui a Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados.

O Hemoce é uma instituição pública reconhecida e certificada internacionalmente pela excelência nos serviços de produção de hemocomponentes e atende 427 serviços de saúde em todo o Estado, cobrindo toda a rede do Sistema Único de Saúde – SUS.

Os custos oriundos de transfusões para pacientes em instituições públicas de saúde são ressarcidos pelo próprio SUS, enquanto os de pacientes privados são de responsabilidade do serviço ou plano de saúde, conforme previsto no Parágrafo Único do Artigo 2º da referida lei.

Este ressarcimento é feito atendendo as exigências da resolução 0074/2014 do Tribunal de Contas do Estado do Ceará – TCE, bem como orientação do parecer 001/2015 da Procuradoria Geral do Estado do Ceará – PGE.

Ressaltamos que este é o procedimento previsto em lei e adotado por todos os hemocentros públicos do Brasil, que devem priorizar o atendimento à demanda do SUS e serem ressarcidos pelo sangue solicitado por instituições privadas.

Assessoria de Comunicação do Hemoce

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem