Header ads

ads

» » » » Paróquia de Nossa Senhora das Dores usará casula especial na missa do Centenário




Paróquia de Nossa Senhora das Dores usará casula especial na missa do Centenário
O que é uma “casula”? Trata-se de uma veste litúrgica geralmente confeccionada em tecidos seda ou damasco, utilizada pelos padres durante as celebrações das missas.

A casula que vestirá o presidente da Missa Solene do Centenário da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Juazeiro do Norte, dom Gilberto Pastana, próxima sexta-feira, dia 20 de janeiro, foi confeccionada inspirada em uma casula do padre Cícero Romão Batista.
“Embora o padre Cícero não tenha sido o primeiro pároco da Basílica, a nossa intenção foi de trazer à tona a memória dele que teve e tem um grande marco para a criação e estruturação da paróquia, pois como a gente bem sabe Juazeiro do Norte cresceu e se desenvolveu em cima da figura, vida e devoção ao padre Cícero”, explicou o padre Antônio Romão, vigário da Basílica Nossa Senhora das Dores.

Segundo o padre Antônio, devido a importância do padre Cícero para a história da paróquia, a ideia dos sacerdotes da Basílica era que o presidente da celebração utilizasse uma vestimenta usada pelo próprio padre Cícero, porém devido o estado de conservação em que elas se encontram, isso não foi viável, mas a ideia não morreu ali. Eles mandaram confeccionar uma casula estilo gótica, inspirada em uma casula que foi adquirida pelo padre Cícero em 19 de outubro de 1888 e utilizada por ele durante a missa de fundação do Apostolado da Oração de Juazeiro do Norte, o terceiro mais antigo do país.
Confeccionada durante trinta dias, em Recife, por Juraci Olímpio de Carvalho, dona do Ateliê Santa Clara e Santa Teresinha, a vestimenta inédita, feita para a celebração do centenário, possui bordado em dez tons de linha e pedrarias. Os tecidos utilizados foram o chantum, como peça principal, e o tafetá vermelho, na parte interna.

A casula original se encontra no acervo do Memorial Padre Cícero, de Juazeiro do Norte, e foi doada pelo monsenhor Murilo de Sá Barreto, que foi pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores durante 48 anos.


(Fonte: Assessoria de Comunicação da Diocese de Crato)

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

About Cariri como eu vejo

Olá! Eu sou Leo design web.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply