Mais de 120 famílias de pequenos agricultores são beneficiadas com o PAT




O Programa de Aração de Terras (PAT-2017) da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEMASP) já beneficiou cerca de 120 famílias de pequenos agricultores de Juazeiro do Norte, durante as duas primeiras semanas de sua implantação. O trabalho vem sendo realizado em toda zona rural de Juazeiro do Norte, contando com equipe de técnicos e engenheiros agrônomos em parceria com as associações de pequenos agricultores. A aração realizada pela Prefeitura, sem custo para o agricultor, potencializa a produção de grãos e hortaliças provenientes da agricultura familiar.

Em sua primeira etapa, o PAT visa beneficiar mais de 400 famílias, arando ao todo 405 hectares (1300 tarefas) de terras rurais, com acompanhamento técnico e monitoramento de 6 áreas, compreendidas em: Área 1 - Trator São Gonçalo: Sitio são Gonçalo, Catolé, Cachoeira, Jurema, Junco, Porções, Vila Santo Antônio (Veados); Área 02 - trator Maria Célia Calou: Sitio Amaro Coelho, Sussuarana, Cachoeirinha, Vila Maria Célia Calou, Moleque, Sertãozinho, Várzea da Ema; Área 03 - Trator Sabiá: Sitio Sabiá, Chumbada, Gavião; Área 04 - Trator Espinho: Sitio Espinho, Taquari, Carás do Umari, Barro Branco e Vila Três Marias e Passagem Rasa; Área 05 - Trator Sitio Novo: Sitio Novo, Leite, Cabeça da Vaca, Riachão, Pau seco, Logradouro e Sítio Popô; Área 06 - Trator indefinido: Sitio Touro e Pedra de Fogo.

Mais atenção ao homem do campo - Os agricultores do Município, que já vinham enfrentando 5 anos de seca, comemoram a iniciativa do Prefeito Arnon Bezerra em realizar a aração de terras e proporcionar acompanhamento técnico especializado. A presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Sabiá, Ana Maria Agostinho Lobo, agradece a assistência técnica dos engenheiros e a atenção da Prefeitura Municipal com o homem do campo. “Estou muito feliz com o PAT. Está tudo muito bom. O Prefeito entrou com a aração, a Ematerce com a semente e Deus com a chuva. Só temos a agradecer”, afirma Ana Maria.


De acordo com o tecnólogo em irrigação, Geciano Andrade, e o engenheiro agrônomo Eduardo de Abreu, a prática de aração é um fator muito importante para as culturas no inverno, pois descompacta o solo proporcionando um maior desenvolvimento para planta. O PAT garante esse benefício aos pequenos agricultores, que têm sua base de produção baseada na agricultura familiar.

ASCOM

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem