SEMASP encaminha 32 toneladas de pneus para empresa de reciclagem




A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviço Público (SEMASP) em parceria com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) encaminhou, na última semana, 32 toneladas de pneus inutilizáveis para empresa de reciclagem, na cidade de Feira de Santana, no Estado da Bahia. Esta ação proporciona a limpeza urbana e evita a propagação do mosquito Aedes aegypti, em Juazeiro do Norte.

O Centro de Coleta de Pneus Inservíveis (CCPI), já licenciado em Juazeiro do Norte, está com sede no prédio da antiga Usina José Bezerra, na rua do Seminário, Centro da cidade. O ecoponto vem recebendo pneus de empresas e microempreendedores que atendem a logística reversa (aplicação da responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos). Ao deixar o pneu, o responsável preenche um cadastro, com seus dados e da empresa que fez a entrega, realizando o Plano de Gerenciamento de Resíduo Sólido (PGRS).

Através da parceria com a ANIP, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro (AMAJU), tem tido o apoio do programa RECICLANIP, que contacta pontos de reciclagem como o de Feira de Santana, os quais reutilizam a matéria destes pneus para combustível alternativo nas indústrias de cimento, matéria-prima na confecção de pisos, blocos e guias em substituição à brita, confecção de solados de calçados, borracha para vedação, dentre outras possibilidades.

Desde o início do ano, a SEMASP encaminhou 15 carretas com 32 toneladas de pneus. O superintendente da AMAJU, Sidney Kal-Rais, ressalta que esse projeto da Prefeitura Municipal e SEMASP tem a preocupação de controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue zika e chikungunya, já que um dos principais focos são os pneus.

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem