7 tipos de personalidades tóxicas



Apesar de não acreditarmos, estamos cercados de pessoas com personalidades tóxicas. Pessoas que fazem com que nos sintamos mal mesmo que não tenhamos culpa, que nos usam sem que aparentemente possamos evitar, que nos têm à sua mercê sem que nos demos conta. Muitas dessas personalidades tóxicas são conhecidas, mas não temos consciência de suas consequências.

A seguir vamos mostrar os sete tipos de personalidades tóxicas mais comuns que encontramos no dia a dia, ao nosso redor, para que você possa identificá-las e tente colocar alguns limites e estratégias para não sair ferido.


“Muitas vezes permitimos que entrem em nosso círculo mais íntimo os fofoqueiros, os invejosos, as pessoas autoritárias, os psicopatas, os orgulhosos, os medíocres, enfim, pessoas tóxicas, pessoas erradas que permanentemente avaliam o que dizemos e o que fazemos

Principais personalidades tóxicas

📌O invejoso

Uma pessoa invejosa sempre vai tratar de ter aliados. Isso vai lhe garantir envenenar os outros com as suas palavras e seus pensamentos ruins. Esse tipo de pessoa não é feliz. Sempre desejam aquilo que os demais têm e tentarão boicotá-los.

É fácil detectar os invejosos. Você consegue vê-los chegar. O mais importante é saber se afastar deles, não deixar que nos influenciem com seus pensamentos tóxicos. Se formos afetados, precisamos tentar ignorá-los. Se nos transformarmos em um provável aliado, não devemos deixar que nossos pensamentos sobre uma pessoa nos guiem.

Ninguém pensa igual sobre ninguém e precisamos ter isso claro em nossa mente. Que ninguém modifique o que pensamos nem nos coloque contra outras pessoas por conta de seus pensamentos tóxicos.

📌O autoritário

A pessoa autoritária costuma ser um chefe. Alguém que tem os outros sob seu poder. Costumam ser pessoas muito inseguras de si mesmas e, por isso, incitam medo em seus subordinados, para que eles acreditem que o chefe tem controle e poder. Mas isso não termina aqui. Uma pessoa autoritária chega a humilhar, ameaçar e se aproveitar impondo sua vontade. Brinca com a necessidade que a pessoas têm de manter seus empregos.

Ninguém deveria tolerar isso, nem mesmo se essa pessoa for seu chefe. Atualmente, há uma lei que contempla o assédio no trabalho. Se você se encontra em um caso do tipo, não tenha medo de tomar as medidas cabíveis. Ir para o trabalho pode se transformar em uma verdadeira tortura.

📌O manipulador

É difícil detectar uma pessoa manipuladora. O manipulador é uma personalidade tóxica que pode passar despercebida durante muito tempo, sem ser descoberta. Mostram-se amáveis e generosos. Têm uma grande capacidade de empatia, que lhes cai muito bem. Mas quando você os conhece melhor, há certas coisas que você precisa evitar.

Para começar, nunca seja sincero com uma pessoa manipuladora. Ela vai se sentir atacada e vai fazer você se sentir culpado pela sua sinceridade. Então o único culpado da história vai ser você – ou é assim que ela fará você se sentir. Mesmo que você saiba que ela não tem razão, vai acabar controlando o que diz para não se sentir mal depois.

Os manipuladores jogam sujo e costumam mentir. Se você tiver um problema, o deles será pior. Finalmente, eles têm o dom de contaminar seu entorno. Se estiverem tristes, o ambiente também se tornará triste.

Dicas e Ideias:
📌O pessimista

Como seu próprio nome diz, os pessimistas sempre veem tudo de forma negativa. São pessoas que se afetam por tudo e se rendem com muita facilidade. Esta negatividade na qual vivem atrai ainda mais negatividade, portanto, torna-se um círculo vicioso. Mostram-se como vítimas indefesas diante do mundo. Queixam-se continuamente sobre seu passado, seu presente e seu provável futuro.

É necessário se afastar desse tipo de pessoa. Por mais que você tente fazê-los ver que nem tudo é ruim como parece, eles te convencem do contrário e se alimentam do seu positivismo para se sentir bem. A consequência é que você não vai mais se sentir tão bem. Estes sujeitos também são conhecidos como “vampiros emocionais“.

📌O sociopsicopata

Esta é uma das personalidades mais perigosas. Nos encontramos diante de pessoas impulsivas, que não estabelecem limites afetivos e não sentem remorso quando causam mal aos demais. São pessoas ambiciosas que alcançam seus objetivos sem se importar em destruir pessoas pelo caminho. São incapazes de pedir perdão.

Os sociopsicopatas são pessoas que se mostram encantadoras, pois elas dizem tudo o que você quer ouvir. Costumam se interessar muito pela pessoa com a qual conversam, fazendo muitas perguntas, para conseguir informações que serão armazenadas para, no futuro, serem usadas contra a pessoa. Com isso, vão mentir e enganar para conseguir o que querem. Vão fingir sentimentos que não sentem e nem sofrem. São o oposto de uma pessoa empática.

Como nós podemos reconhecer um sociopsicopata? Devemos ser muito observadores. Dado que não sentem emoções, é preciso observar o olhar em seu rosto e seus músculos faciais. Se fixam os olhos em você e não movem sequer um músculo do rosto, tenha cuidado, provavelmente estão te manipulando.


📌O desqualificador

A personalidade que ofende se diverte menosprezando, manipulando e desestabilizando emocionalmente os demais. Isso faz com que a outra pessoa se mostre insegura e dependa de suas opiniões. Se mostrará como um grande amigo, mas vai utilizar tudo que você lhe contar para, no momento adequado, desvalorizá-lo na frente dos demais. Dessa maneira, finge estar interessado no que ouve e joga com o fator surpresa.

📌O neurótico

A pessoa neurótica costuma ser insegura. Por esse motivo, vai tentar conseguir uma boa posição social mesmo que sejam impostos objetivos que ela não possa cumprir, devido aos seus sentimentos de desvalorização, que a bloqueiam. Não suporta que ninguém saiba mais que ela, por isso sempre vai tentar chamar a atenção.

Por este tipo de inseguranças, que sofreu desde pequeno e não pode resolver, o neurótico desenvolve uma conduta perfeccionista, conflitiva, egoísta e infantil. Isso faz com que ele controle a outra pessoa. Além disso, suas mudanças de humor fazem com que a convivência com essa personalidade seja impossível.

Qualquer uma dessas personalidades tóxicas contamina todos os que estão ao seu redor através de suas energias negativas. Perceber com quem nos relacionamos também é importante para a nossa saúde. O truque está em se antecipar e escolher com quem queremos nos relacionar, evitando aquelas personalidades tóxicas que podem nos prejudicar.

Por mente maravilhosa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem