Biblioteca Pública Municipal participa da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará

Representantes da Biblioteca Pública Municipal, Dr. Possidônio da Silva Bem, de Juazeiro do Norte, participaram do VIII Encontro de Bibliotecas Públicas Municipais e do III Encontro de Bibliotecas Comunitárias do Estado do Ceará, que aconteceram entre os dias 18 a 20 de abril e contou com a participação de mais de 150 bibliotecários e representantes das Bibliotecas cadastradas no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias do Ceará (SEBP - CE), órgão ligado à Coordenadoria de Políticas de Livros e Acervos (COPLA), da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE).



Os Encontros aconteceram dentro da programação da XII Bienal Internacional do Livro, que teve como tema central nesta edição “Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca”. Realizada no Centro de Eventos do Ceará, entre os dias 14 e 23 de abril, na cidade de Fortaleza, o evento teve programação também em dez ambientes externos na Capital e outros quatro municípios cearenses: Itaitinga, Redenção, Caucaia e Aquiraz, e contou com vasta programação.

Participaram representado o Município de Juazeiro do Norte, a coordenadora da Biblioteca do Memorial Padre Cícero, Marilia Lima, as servidoras Aparecida Martins e Silvana Ferreira, Bibliotecárias auxiliares e a Diretora da Biblioteca Pública, Rosana Marinho, representando também a sub-coordenação Regional do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas no Cariri, Polo Juazeiro, que congrega 29 municípios da região.

No encontro, aconteceu o lançamento do Guia de Bibliotecas do Estado do Ceará, que nesta edição contempla informações sobre as bibliotecas públicas.
A Bienal foi também uma oportunidade para o enriquecimento do acervo da Biblioteca Municipal. As bibliotecárias foram presenteadas com alguns livros e adquiriram outros títulos da literatura cearense.

Segundo a Diretora da Biblioteca Pública, Rosana Marinho, a Bienal do livro é uma grande oportunidade de encontro com toda a cadeia produtiva do livro. “Nos espaços interativos do evento, temos a oportunidade de encontrar pessoas que fazem fluir esse segmento:  Literatura, Leitura e Bibliotecas. Lá estão o leitor, o escritor, o livreiro e o bibliotecário. São os representantes que apresentam o verdadeiro valor desse universo complexo. Não só a cultura escrita em si, mas todas as representações informacionais, inclusive, as que vivenciamos na oralidade. Por isso, o tema desta Bienal foi muito assertivo. Cada pessoa tem em si um mundo e cada livro presente em nossas bibliotecas, um universo”, comenta Rosana Marinho.

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem