Porque você deve usar o Telegram


Desde março de 2014 eu sou um usuário assíduo do Telegram. De lá para cá, muitas coisas mudaram no aplicativo — todas elas para melhor. Mas o que eu mais ouço, desde que comecei a minha saga para levar as pessoas ao Telegram, é aquilo: “Mas é a mesma coisa que o WhatsApp” ou “Por que eu vou usar o Telegram em vez do WhatsApp, se todos os meus amigos estão lá?”. E faz sentido.
Pensando racionalmente, eu entendo. Um comunicador serve, basicamente, para COMUNICAR. Por que então, mudar de um comunicador onde todas as pessoas que você fala — ou não — estão, para um aplicativo onde, provavelmente, você não tenha nenhum amigo na lista. E a resposta é ainda mais óbvia do que essa pergunta: Porque o Telegram é muito melhor.

Porque eu comecei a usar o Telegram

O início de 2014 não foi um bom ano para mim. Após ter ficado 3 anos com meu Motorola Defy (meu 1º smartphone), acabei quebrando a entrada USB do celular e comprei o Moto G no começo de janeiro. Eis que, no final de janeiro, fui roubado. Com isso, foram-se todas as minhas fotos que eu não tinha feito backup, foram minhas conversas — importantes num quesito sentimental — do WhatsApp e tudo que eu tinha de útil no celular e não tinha feito backup ainda. Felizmente, comprei um outro Moto G (dessa vez com seguro anti-furto) e instalei todos os meus aplicativos novamente, dessa vez usando o Google Photos para fazer o devido backup das minhas fotos. Passadas duas semanas com o meu segundo Moto G, eis que fui roubado NOVAMENTE e NOVAMENTE perdi todas as minhas conversas do WhatsApp — dessa vez, não as fotos. Bom, foi o estopim. Comecei então a procurar algum aplicativo com sincronização na nuvem e, enfim, encontrei o Telegram.

Introdução

O Telegram é basicamente, como se diz em sua proposta, rápido, seguro e gratuito. A questão de ser gratuito aqui se mostra irrelevante para a maioria dos usuários, mas não deveria.

Porque é importante o Telegram ser gratuito

O WhatsApp é quase gratuito, certo? Você nunca teve que pagar os U$1 [e provavelmente nunca precisará, pois não é assim que eles ganham dinheiro], certo? (o WhatsApp anunciou que, de agora em diante, é gratuito para todos.) Mas, vamos lá, por que o Facebook, que é uma empresa que visa lucros (o que é completamente normal) compraria o WhatsApp por bilhões e bilhões de dólares, se não fosse ganhar nada com isso? É aí que vem a grande jogada: Eles não estão prorrogando sua assinatura anual gratuitamente por serem bonzinhos, mas sim porque com isso, podem acompanhar de perto seus passos e, com isso, saber tudo sobre você. Já parou para pensar o tanto de informações suas que uma pessoa teria ao ler todas as suas mensagens do WhatsApp e acompanhar seu uso da internet, inclusive o seu Facebook? Pois é, uma gama gigantesca de informações, se é que não toda a sua vida. Isso é preocupante? Bom, pode ser, dependendo de sua posição e interesses, ou mesmo do seu nível em ser paranoico. Sinceramente, eu não me preocupo com isso, porque o Mark não se interessaria por analisar minha vida completa. Obviamente que, o Facebook — e nenhuma outra empresa — fica lendo suas mensagens, uma por uma, o dia inteiro (eles nem conseguiriam, você fala demais, aposto), mas te vasculham e anotam palavras-chave, o que você fala, para poder traçar um perfil básico de seus gostos e te vender anúncios de alguma forma, ou através de parcerias, ou vendendo seus dados para terceiros.
– Ah, mas o WhatsApp agora tem criptografia ponta-a-ponta, Edgar!
Ok. Alguém auditou esse código-fonte deles? E os metadados, que eles dizem na política de privacidade que vão continuar coletando? (Ah, você não lê a política de privacidade né? Mas eu sim!)
Nota: Durante o texto vou enumerar o que o WhatsApp copiou do Telegram após eu criar esse texto, então fique ligado. Criptografia ponta-a-ponta é a primeira das coisas.

Por que devo confiar no Telegram?

Essa é uma pergunta que realmente faz sentido. Porque então, confiar no Telegram? Sinceramente, não acho que devemos confiar 100% em nenhum ser humano nesse mundo. Porém… O Telegram não é uma empresa, não visa lucros e não tem parcerias, nunca terá — segundo eles mesmos — e, portanto, não tem porque ficar te supervisionando. Eles tem acesso as suas coisas? Sim! Como todos os serviços do mundo, eles tem acesso as suas coisas, pois você usa o serviço deles, porém eles não precisam saber o que você faz ou como você age, porque eles não vão ganhar nada com isso. Ah, mas claro, se você for mais paranoico pode usar o chat secreto, ele não deixa rastros nem mesmo nos servidores do Telegram (falarei mais sobre isso no decorrer do texto).

Quem é o dono, de onde vem o Telegram?

Pavel Durov, criador do Telegram.
O Telegram foi criado pelos irmãos Durov, Pavel e Nikolai. Pavel Durov foi o criador da maior rede social da Rússia, o VK. Porém, preciso deixar claro aqui que O TELEGRAM NÃO TEM NADA RELACIONADO AO VK NEM A RÚSSIA! Ao contrário do que todo mundo pensa, não, o Telegram não é um aplicativo russo e o Telegram NÃO TEM nenhum servidor localizado na Rússia (que aliás, é o único país que temos CERTEZA que o Telegram NÃO tem servidores). Vou contar uma breve história aqui: Pavel Durov criou o VK e foi atrás de sócios e investidores para manter os servidores e custear a rede social russa — que tornou-se maior que o Facebook lá — porém, o governo russo quis acesso aos dados dos usuários e Pavel foi totalmente contra, até o dia em que a polícia russa bateu na sua casa e o obrigou a entregar os dados ou sair do país. Após discussão com os investidores, Pavel Durov saiu da Rússia e hoje não é mais o CEO do VK, nem mesmo mora na Rússia por todos os desentendimentos com o governo de seu país. Ao sair da Rússia (e eu acredito que ganhou uma bolada com a sua parte que foi vendida do VK), o russo se juntou ao seu irmão e criaram o Telegram, hoje contando com vários desenvolvedores e colaboradores de todo o mundo, sendo também open source.

Por que ele é diferente?

Multiplataforma e Sincronização na nuvem

Um dos melhores pontos é que você não precisa ter um smartphone para usá-lo. Basta você ter um número de celular que possa receber SMS para que você consiga entrar pelo Telegram independente do seu celular possuir ou não o aplicativo. Você pode usar o Telegram via navegador (web), programa para computador (Windows, Linux ou OSX)AndroidiOS e Windows Phone. Tudo isso ao mesmo tempo ou independente um do outro. Isso significa que: seu celular não precisa estar ligado e nem conectado à internet para você usar o Telegram Web, ou mesmo o Desktop. O que é primordial. Além disso, suas conversas nunca mais serão perdidas, porque o Telegram as mantém todas na nuvem, não tendo a necessidade de você se preocupar com backup!
Inclusive, uma funcionalidade legal é que, se você começar a digitar do seu computador e sair da conversa, pode continuar escrevendo direto de seu celular, pois as mensagens ficam nos rascunhos.

Usar o Telegram como uma nuvem pessoal

Mentenha suas anotações em um só aplicativo
Anotações, imagens, tudo sempre à mão.
Uma das vantagens do Telegram é usá-lo como uma nuvem pessoal. Crio um canal privado, ficando apenas eu lá. Renomeio ele para o que eu quero guardar (exemplos ao lado) e uso o Telegram como bloco de notas, backup das minhas fotos, backup de vídeos engraçados, anotações da aula… Como todas as mensagens são sincronizadas na nuvem entre todos os meus dispositivos, tenho isso fácil onde quer que eu esteja. No computador pessoal, no computador do trabalho, no meu iPad, no meu smartphone ou mesmo em qualquer navegador que eu quiser acessar, onde quer que eu esteja!

Interface mais leve, mesmo em dispositivos antigos

Uma das maiores preocupações do Telegram é com os dispositivos antigos. Por isso, o aplicativo é leve e muito fluído — em todas as plataformas — tendo uma performance satisfatória mesmo em aparelhos Android antigos, ou iOS.

Mais rápido em dados móveis

É de se ressaltar a velocidade do Telegram para transmitir mensagens, sejam elas por GRPS, EDGE, 3G, 4G, WiFi ou o que quer que seja, mas em GRPS ou EDGE ele se sai muito melhor que os concorrentes. Obviamente ele é apenas um pouco mais veloz, isso não quer dizer que ele irá enviar suas mensagens sem internet.

Desbloqueio por PIN ou impressão digital

Desbloqueio por PIN no Telegram
Desbloqueio por PIN no Telegram
Sabe quando aquele seu parente pede seu celular e fala “deixa eu ver como ele é” ou “cadê as fotos de ontem?” e você entrega o celular, morrendo de medo que ele abra seu mensageiro e veja todas as suas conversas, então você não tira os olhos um segundo sequer, para que ele não abra sem sua permissão? Isso não é mais necessário. No Telegram você pode definir uma senha pra abrir o aplicativo, então ninguém mais conseguirá ver suas mensagens sem saber — além da senha do seu celular — a senha de desbloqueio do seu Telegram.

Chats Secretos e Auto-destruição de mensagens

Por falar em segurança, o Telegram tem chats secretos. Lembra que eu disse que, se você for paranoico pode usar os chats secretos? Bem, eles não ficam armazenados na nuvem do Telegram, consequentemente não deixam rastros nos servidores deles, sendo assim você só terá acesso aos chats secretos no dispositivo em que você criar o chat secreto, então se você criar o chat secreto pelo celular, não verá no PC nem no tablet.
Os chats secretos disponibilizam uma ótima função que é a Auto-Destruição de Mensagens. Como isso funciona? Basicamente como o Snapchat faz. Você define um tempo para auto-destruir e tudo que for enviado após esse período, como fotos, vídeos, arquivos em geral e, claro, mensagens, são apagadas dentro do tempo definido. Ah, vale lembrar que, no chat secreto, ao tirar um print da tela (capturar a tela), a outra pessoa é avisada.
Chats secretos: Envie suas coisas em segurança e não se preocupe se a outra pessoa irá salvá-las
Chats secretos: Envie suas coisas em segurança e não se preocupe se a outra pessoa irá salvá-las

Busca por mensagens e Hashtags

Hashtags: Marque coisas importante e procure-as com facilidade.
As hashtags são úteis demais, apesar das pessoas usarem de forma errada em sua maioria. No Telegram não é pra menos, no meu trabalho por exemplo, marcamos coisas importantes com hashtags para poder procurar depois, tendo tudo muito fácil e à mão na hora que precisarmos, basta fazer uma simples busca.

Busca de Imagens e GIFs integrada

Você não precisa mais ir no Google procurar uma imagem engraçada, salvar, voltar no app e enviar. É muito mais fácil buscar dentro do próprio aplicativo! Digite “@bing Gatinhos” ou “@gif Gatinhos” e veja a mágica acontecer (falo melhor sobre isso abaixo, na seção dos bots). Ou então: “Clipe de anexo -> Galeria -> Buscar Imagens/GIFs”.
GIFs: Conversar sem eles nunca mais será a mesma coisa.

Melhor personalização do “visto por último”

No Telegram você pode definir quem vai ver o seu “visto por último” individualmente. Exemplo: Você não quer que ninguém saiba quando você esteve online, exceto sua esposa. Ok, você pode definir isso como bem entender no Telegram, não é necessário que você defina para todos os seus contatos, pode escolher individualmente — muito útil para ocultar sua visualização para aquelas pessoas chatas que querem te perturbar nas horas mais inconveniente possíveis e você não tá afim de responder.
Outra coisa para ressaltar aqui é que o Telegram não mostra quando você está online se o seu status estiver oculto para a pessoa. Você só aparecerá online para a pessoa quando estiver digitando algo na conversa dela! Então, sabe aquela preocupação de “não vou abrir o aplicativo para não aparecer que estou online porque fica chato”? Acabou!

Ouça áudios, músicas e veja vídeos sem parar a conversa

Não é horrível ter que ouvir um áudio sem poder sair de dentro do aplicativo? Aí a pessoa manda um áudio de 5min e você perde os 5min da sua vida na internet só pra ouvir aquilo. Bom, não no Telegram, já que nele você pode sair do app e ir fazer outra coisa, que o áudio continua sendo reproduzido em background. Já com vídeos, no iOS, você pode encolhê-los de forma que não atrapalhe sua visualização das conversas e nem te faça perder o vídeo. Isso também funciona para vídeos do YouTube e Vimeo, e deve chegar nas outras plataformas do Telegram em breve.
Rascunhos e PiP, adicionados em julho de 2016 ao Telegram
Rascunhos e PiP, adicionados em julho de 2016 ao Telegram

Envio de qualquer tipo de arquivo

No Telegram você pode enviar qualquer tipo de arquivo que tenha até 1,5GB! Com isso você pode enviar aquele arquivo PDF no grupo da sua escola, ou mesmo um arquivo RAR, um arquivo do Word, uma planilha do Excel, uma apresentação no PowerPoint, qualquer coisa! Além disso, pode procurar seus arquivos separadamente, até mesmo links! Sendo assim, suas fotos, vídeos, arquivos, mensagens de voz e links estarão separados e em ordem cronológica.
Nota: O WhatsApp está, aos poucos, adicionando mais formatos para serem visualizados. Até agora PDF e DOCs já podem ser visualizados, em breve arquivos RAR também poderão. Segunda cópia.

Edição de mensagens

Edição: Funcionalidade útil demais no dia-a-dia.
Essa foi uma das adições do Telegram que eu fiquei com pé atrás, achei que era desnecessária. Mas quantas vezes já usei? Inúmeras! Útil demais para quando você mandou aquela mensagem incompleta, ou mesmo errou algo gramaticalmente que está em desespero para consertar o problema. No Telegram você pode editar uma mensagem enviada em até 48 horas. Além de útil para conversas privadas, também é muito útil para grupos.

Stickers!

Valem mais que 1000 palavras (e emojis).
Confesso, eu odiava stickers. Eu achava muito escroto aquelas conversas cheias de frufrus e stickers o tempo todo. Mas… É, eu me rendi. Não consigo ficar sem stickers porque eles são maravilhosos. Há milhares deles para Telegram, você pode procurar qualquer pacote de stickers que quiser no Google! Alguns exemplos: Evil MindsFamososChaves e Wesley Safadão.

GIFs!

O Telegram possui GIFs e eles se reproduzem dentro do app! Esses GIFs são otimizados e convertidos para .mp4, dessa forma o download e o envio é até 20x mais rápido que os de um GIF comum (por ser muito compacto). Além disso, você pode salvar os GIFs em uma aba específica para GIFs, ao lado dos stickers. Outra coisa bacana é que se você iniciar a mensagem com @gif e escrever algo na frente, o Telegram irá procurar um GIF automaticamente com aquela palavra, usando o site giphy. Para salvar um GIF, clique nele e depois em “Salvar em GIFs”. Também dá para mandar vídeos com @youtube, fotos com @bing ou @pic e pesquisar na Wikipedia com @wiki. Falei mais desses bots integrados em outra postagem.
Nota: O Messenger do Facebook também começou a aceitar GIFs, e o WhatsApp deve aceitar em breve. Terceira cópia.

Pré-visualização de links, imagens e vídeos dentro do app

Nada pior do que quando alguém te manda aquele link do Instagram e, ao invés de você só ver a imagem, tem que abrir o link, né? Ou quando alguém manda um vídeo de 5 segundos que seja, do YouTube e você tem que esperar 15 segundos pro seu aplicativo do YouTube abrir, levando mais tempo que o vídeo. Mas no Telegram isso é diferente, você não precisa abrir o link no navegador.
– Ah, mas eu quero abrir!
Ok, abra, tem um navegador interno no Telegram, também. 🙂
Receber links nunca foi tão fácil.
Nota: O WhatsApp copiou isso também, porém, obviamente que a pré-visualização deles é bem menos rica em detalhes. Quarta cópia.

Nome de usuário

Esse é um ponto que muita gente que tem Telegram não sabe para que serve, serei breve aqui e tentarei explicar todas as vantagens desse recurso.
Nota: O Messenger do Facebook já copiou isso e, segundo alguns usuários do beta do WhatsApp, isso chegará também em breve. Quinta cópia.
Nunca mais passe seu número de telefone para estranhos
Mantenha seu número em segredo e passe apenas o seu nome de usuário, a pessoa pode te encontrar digitando na busca do Telegram (na lupa, ao abrir o app) o seu nome de usuário para te encontrar. Ou ainda melhor, envie esse link para a pessoa: telegram.me/SEUUSUARIO e, assim que a pessoa clicar no link abrirá sua janela de conversas magicamente (útil para cartões de visita também).
Nota: O Messenger já copiou isso. Sexta cópia.
Maior privacidade quanto ao seu número telefônico
Vem cá, vai me dizer que você não acha desconfortável quando entra em um grupo com várias pessoas e todos ficam sabendo seu número? No Telegram apenas quem tem o seu número na agenda (ou se você tiver o da pessoa) conseguirá ver seu número. Se a pessoa participa do mesmo grupo que você, mas você não conhece, seu número aparecerá como “desconhecido”. Ela só conseguirá ver o seu nome de usuário — caso você tenha um — porque ele é público.

Receba notificações de grupos mesmo com o grupo silenciado

Não é chato quando você abre o seu comunicador e o grupo da sua escola tem 562 mensagens, e numa delas, alguém mencionou você e você não viu e não respondeu? Agora não precisa mais se preocupar com isso porque se a mensagem for pra você, a pessoa pode simplesmente te marcar com um “@fulano, aparece aí” e você receberá uma notificação mesmo que o grupo esteja silenciado, para não perder nada!

Grupos e Supergrupos e Canais

O Telegram conta com duas categorias diferentes de grupo, vou apresentá-las abaixo.

Grupos comuns:

  • Até 200 membros;
  • Todos os membros são administradores por padrão, útil para pequenos grupos. Mas você pode definir administradores específicos também.

Supergrupos:

  • Até 5000 membros;
  • Administradores podem fixar uma mensagem importante para que todos leiam;
  • Administradores podem apagar mensagens para todos;
  • Membros só apagam as próprias mensagens;
  • Novos membros podem ler o histórico inteiro do grupo;
  • Admins podem bloquear usuários numa lista negra.
Fixe uma mensagem de aviso
Mensagem fixada: Nunca mais perca um aviso importante no grupo.
Nunca mais perca um aviso importante.
Importante demais para grupos grandes: Você pode fixar um aviso, ou regras, no topo da conversa. Além da descrição do grupo, você pode fixar qualquer coisa ali, até mesmo imagens, ou arquivos. É muito útil para fixar regras de grupos ou avisos. Além disso, você pode optar por notificar todos os membros que você fixou aquela mensagem, útil para um aviso urgente em um grupo grande.

Link de convite para o grupo
É muito chato criar um grupo sobre algo genérico, como: Amantes da Tecnologia e aí tem que, todo mundo que quiser entrar, pedir para você colocar lá. Não, não, no Telegram basta criar um link de convite para o seu grupo e disponibilizar na internet. Quem clicar no link será perguntado se quer mesmo entrar no grupo e, caso clique em “sim”, já terá entrado! Também dá para ressaltarmos que você pode criar um supergrupo público, que ele vai ter um nome de usuário, como: @FutebolChat, e quando a pessoa buscar no aplicativo ou clicar no link https://telegram.me/FutebolChat, ela poderá ver o grupo e entrar, caso queira.
Nota: O WhatsApp está testando links de convites para grupos também. Sétima cópia.

Respostas para as mensagens

Mantenha os assuntos organizados.
Nada pior do que você estar conversando em um grupo e, sai por 10 minutos, quando volta tem 45 mensagens de 8 assuntos diferentes e você quer responder o primeiro assunto, lá no topo. Com a função “responder” do Telegram você pode responder a uma mensagem específica e, quando você responder alguém diretamente a pessoa será notificada sobre isso (mesmo com o grupo silenciado), além disso, quem clicar na mensagem que você está respondendo será redirecionado lá para cima, para a mensagem original! Dessa forma o grupo fica muito mais organizado, algo tão simples e faz uma diferença enorme em grupos, principalmente em grupos muito grandes(ainda mais levando em consideração supergrupos, com mais de 200 membros).
Nota: O WhatsApp já copiou a funcionalidade de respostas também. Oitava cópia.
Notificações inteligentes
Você pode definir como será notificado por um grupo. Exemplo, a galera está conversando no grupo e, para não notificar a cada nova mensagem, você pode definir para seu telefone vibrar X vezes em Y minutos, assim você recebe notificações do grupo, porém não a cada segundo. (Esse recurso está restrito ao Android)
Notificações personalizadas para cada contato.

Canais

Os canais do Telegram são uma mistura de feed de notícias com central de anúncio, ou algo do tip
o. Com os canais você tem duas opções, um canal público ou privado. O público tem número de membros ilimitados, que são como assinantes. Nele você receberá tudo que o autor publicar no canal, mas sem ver a identidade do autor da postagem, ele só posta como canal. Dessa forma você pode receber em seu Telegram notícias, novidades, imagens, músicas ou qualquer coisa do tipo, vai da criatividade do autor do canal.
Os canais também tem algo muito útil, que são os canais privados, eu utilizo canais privados para colocar as anotações dos meus estudos e compartilhar com o pessoal da minha faculdade, dessa forma fica tudo centralizado e quem entrar no canal tem tudo lá, de forma simples e organizada. O canal é bom porque os novos membros não podem postar nada, apenas ler. Além disso, novos membros podem ver todo o histórico do canal, desde o início.
Exemplos de canais
  • @tlgrm_br: Nosso canal no Telegram! Receba novidades e tudo sobre o Telegram, em português.
  • @telegram: Canal oficial do Telegram.
  • @futebol: Fotos, vídeos e notícias do mundo da bola.
  • @tecnoblog: Canal oficial do Tecnoblog no Telegram.
  • @garotasemfio: Comentários da Bia sobre tecnologia.
  • @on_sale: Promoções em tempo-real, não perca nenhuma barganha!
  • @estadao: Fique ligado nas notícias do dia com o canal oficial do Estadão.
Assim são os canais no Telegram
Assim são os canais no Telegram

Bots

O que são bots e o que posso fazer com eles?
Bots são robôs, propriamente ditos. Existem bots que servem para te auxiliar em qualquer coisa, é quase como um aplicativo que roda dentro do Telegram. Com eles, você pode automatizar tarefas, baixar coisas, fazer uma busca rápida, traduzir palavras e de quebra economizar espaço com apps no seu celular.
Exemplos de bots
  • @vkm_bot: Baixe músicas em um clique.
  • @Tadam_bot: Envie um áudio de 12s com a música que está tocando e saiba o nome dela (sim, substitui o seu Shazam).
  • @foursquare: Envie localizações para seus amigos.
  • @vote: Faça votações em grupos com facilidade.
  • @youtube: Pesquise e envie vídeos do YouTube rapidamente.
  • @inlinegamesbot: Jogue damas ou jogo da velha com amigos.
Assim são os bots no Telegram
Para conhecer e procurar mais bots, utilize a @StoreBot, loja de bots — não oficial — do Telegram, também com versão web e em português.
Nota: O Messenger já copiou isso também. Nona cópia.

Ocupa quase nada de sua memória

Não se preocupe com espaço.
“Ah, mas meu celular não tem espaço suficiente para usar o Telegram…”. Não. O seu celular TEM espaço suficiente para o Telegram, acontece que o seu dispositivo não possui espaço para aplicativos enormes que ocupam o espaço do seu dispositivo, não é o caso do Telegram.
O Telegram possui uma otimização do tamanho do aplicativo, da seguinte forma: Além do aplicativo ser de tamanho bem pequeno, o cache pode ser configurado, então você pode simplesmente otimizar o aplicativo para que a cada 1 semana ele apague as imagens de seu dispositivo, para não ocupar espaço. Diferentemente de outros aplicativos como o WhatsApp, as imagens apagadas do seu celular não serão deletadas para sempre. Você pode voltar na parte da conversa e baixá-las de novo, quando quiser, ficarão lá para sempre. O mesmo serve para vídeos, arquivos, GIFs, qualquer coisa (até mesmo texto)! Dessa forma, você ocupa praticamente NADA do seu celular (em último caso, use pelo navegador e nem precisa do app instalado).
Suporte em português, feito por brasileiros
Seja via Twitter, pelo suporte oficial do Telegram, pelo email ou mesmo pelos reviews na Google Play Store, pessoas como você e eu respondem questões diariamente. Claro que devido aos milhares de usuários do Telegram perguntando, pode levar um tempo para você ser respondido, mas eles são atenciosos e cuidadosos na resposta, procurando resolver o seu problema.

Tá bom, ele é melhor, mas tem muitos usuários?

Não.
Vou ser sincero, quando eu comecei a usar o Telegram, apenas eu tinha na minha lista de contatos. Claro que isso já faz mais de dois anos. Mas, todos que eu conheço que usam foram porque eu indiquei. Hoje, a minha realidade é que todas as pessoas com quem eu converso estão no Telegram, então não preciso mais do WhatsApp. Mas sei que não é a realidade das outras pessoas, portanto o que vocês podem fazer é: convidar seus amigos, serem chatos e divulgar isso aqui que estão lendo, assim vão convencê-los que é melhor e, aos poucos, as pessoas mudarão para lá. E claro, você não precisa apagar seu WhatsApp, mas pode usar algo melhor e eventualmente ir se desvinculando do que é ruim.
Claro que existem milhões de pessoas no Brasil que possuem o Telegram, mas nosso país é tão gigantesco que, 5~7 milhões de usuários não é nem 0,5% da população, então não são muitos — ainda. Segundo o próprio Telegram, em fevereiro de 2015, 700 milhões de mensagens foram transmitidas em um único dia, tendo um ingresso de 4,5 milhões de usuários em apenas 48 horas. Em dezembro houveram mais milhares de brasileiros no aplicativo. Já em maio de 2016, foram mais 7 milhões durante o tempo que o WhatsApp ficou fora no Brasil. São números expressivos e que eu espero que continue crescendo aos poucos, basta nós mesmos fazermos essa mudança aos poucos.

Reprodução: https://telegram.blog.br

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem