Setur realiza primeiro encontro para a criação do Conselho Municipal de Turismo

A Secretaria de Turismo e Romaria realizou a primeira reunião que antecede a criação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), nesta terça-feira, 18.



O encontro contou com a participação de representantes da sociedade civil, que debateu sobre as perspectivas e desafios para situar Juazeiro do Norte como cidade referência no turismo religioso, científico e cultural.
A legislação nº 3009, do ano de 2006, dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Cultura e Turismo do Município de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará. Dessa forma, esse primeiro encontro com representantes das diversas categorias de turismo de Juazeiro do Norte, permitiu o debate sobre o canal efetivo de participação na qual permite a aproximação do Poder Público com a Sociedade Civil, em que a população tem a oportunidade de participar democraticamente na formulação e implementação de políticas públicas.
Estiveram presentes no encontro Padre Hélio Gomes, administrador do Horto, representantes de agências de turismo da região, da associação dos taxistas de Juazeiro do Norte, dos guias de turismo, da Câmara de Dirigentes Lojistas, da classe hoteleira, além da presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) Cariri, Luciana Rodrigues.
Segundo o Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, entre as diversas medidas que pretende adotar, o primeiro passo é montar todo o material de apresentação de Juazeiro do Norte, como a realização de pesquisas econométricas, para que em um futuro próximo, não apenas Juazeiro, mas toda a região do Cariri cearense seja referência em turismo, dada a sua importância cultural.
A Setur pretende, com isso, captar eventos de relevância internacional e participar de feiras de turismo em todo o Brasil e no exterior. O Padre Hélio ressaltou o despertar do interesse do público na figura do Padre Cícero. “As pessoas estão atentas no turismo religioso de Juazeiro do Norte. Pessoas que antes não tinham interesse em visitar a cidade. Precisamos divulgar esse roteiro religioso, e com o bom diálogo que temos com a atual gestão, creio que conseguiremos”, enfatizou.
A presidente da Abrasel, Luciana Rodrigues, concordou com o posicionamento do Padre Hélio, mas ressaltou a importância de promover o Cariri não apenas no aspecto religioso, mas na culinária, nas belezas naturais, bem como o Geopark Araripe, dessa forma, o comerciante pode oxigenar a renda fora do período de romaria. “Queremos que Juazeiro continue a receber turistas e romeiros fora da época de romaria, para que ele conheça tudo de bom que a cidade tem a oferecer, que vai além da perspectiva religiosa”, afirmou.
Criação da COMTUR
Posterior às observações dos que estiveram presentes, ficou definido que diante de tudo o que foi apresentado, a segunda reunião, que acontecerá no dia 31 de maio, será para a escolha dos membros do Conselho Municipal de Turismo, que contará com 8 titulares com seus respectivos suplentes do setor Público e 8 titulares com seus respectivos suplentes da sociedade civil, totalizando 32 participantes. Terão como competências, participar da elaboração dos Planos Municipais; deliberar, supervisionar e avaliar a captação e a aplicação dos recursos destinados ao Turismo; estimular a participação comunitária, incentivando a criação de Comitês de Cultura e de Turismo para fomentar a sustentabilidade dessas atividades no âmbito local, divulgar atividades do Conselho e assunto ligados as áreas, através da criação de um boletim, jornal ou qualquer outro veículo de comunicação. Além disso, promover ou incentivar a integração de atividades produtivas locais, oportunizando contatos e aprendizagem com práticas culturais e turísticas de interesse municipal; apoiar atividades que visem a dinamização da Cultura e do Turismo local como instrumento gerador de emprego e renda no âmbito local; participar e propor eventos culturais e turísticos que visem o aperfeiçoamento e qualificação da população local e que devem compor os calendários turístico e cultural municipal; manter cooperação e intercâmbio com os demais Conselhos de Turismo dos municípios, dos Estados e da União.

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem