Biblioteca Pública Municipal é selecionada para participar de Programa Nacional

A Biblioteca Pública Municipal de Juazeiro do Norte, Dr. Possidônio da Silva Bem foi selecionada para participar do Programa Conecta Bibliotecas, da ONG Recode e da Caravan Studios.



O anúncio foi feito no último dia 10 de maio. Na lista das selecionadas, constam 92 bibliotecas públicas de todo o Brasil. Juntas, elas atendem em média 74 mil usuários de 24 estados e Distrito Federal.
A iniciativa reconhece o papel vital das bibliotecas para o desenvolvimento de comunidades. O programa irá oferecer apoio e formação continuada aos profissionais e bibliotecários desses espaços, estimulando-os a aprofundarem seu papel como agentes de transformação.
A ONG Recode recebeu inscrições de 180 unidades em todo o Brasil. Foram ofertadas 55 vagas para bibliotecas em munícipio de até 250 mil habitantes que possuam, ao menos, três computadores com Internet para usuários. As outras 37 vagas foram preenchidas por bibliotecas habilitadas na fase inicial do Programa, realizada em 2015-2016.
Entre os objetivos do Programa, estão a sustentabilidade das ações e o aumento em 60% do número de novos visitantes dessas bibliotecas, sendo pelo menos um terço representado por jovens entre 14 e 19 anos.
Para Rosana Marinho, Coordenadora da Biblioteca Pública Municipal de Juazeiro do Norte, esse é um momento importante que traz novas perspectivas para o trabalho que vem sendo planejado e desenvolvido para a Biblioteca Municipal. “Antes, nossa Biblioteca não tinha nenhum apoio estrutural, nem técnico. A parceria com essa ONG nos oferece condições para capacitação e motivação de todos os envolvidos. Com ela, também podemos pensar em uma Biblioteca que seja bem prática e que trabalhe com tecnologia de forma bem fácil e acessível a todos. Esse é o início de grandes parcerias que podemos realizar em Juazeiro do Norte a partir dessa Gestão Municipal”, disse.
Capacitação dos Profissionais
A primeira atividade de capacitação dos profissionais das Bibliotecas acontecerá entre os 30 de maio a 1º de junho, no Estado do Rio de Janeiro, durante o I Encontro Nacional do Conecta Biblioteca. Os Coordenadores das bibliotecas selecionadas serão incentivados a pesquisar sua comunidade e mapear os interesses e demandas do público em geral, especialmente dos jovens, para identificar formas de contribuir com o desenvolvimento educacional e profissional da população.
Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o Programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).
O Conecta Biblioteca tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem