IX Oficina do PETECA é realizada em Juazeiro do Norte

A Assessoria de Programas e Projetos da Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte realizou na manhã desta quarta-feira, 03, a IX Oficina do PETECA. O encontro contou com a participação de professores, coordenadores e orientadores pedagógicos, além de representantes das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e Trabalho.



A oficina ministrada pelo Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Antonio de Oliveira Lima, trouxe alguns esclarecimentos de como o setor público deve agir em casos onde há exploração do trabalho infantil, através de relatos de experiências vivenciadas pelos participantes no desenvolvimento de suas funções.
O Procurador reforça que IX Oficina do PETECA é um momento de diálogo com os educadores e demais atores da rede de proteção contra o trabalho infantil nos Municípios. “Nosso objetivo é fortalecer as ações existentes de conscientização e mobilização dos agentes públicos e da sociedade como um todo; ações de inclusão de crianças e adolescentes em programas sociais, educativas, esportivas e de aprendizagem, bem como a responsabilização dos infratores que ainda exploram o trabalho infantil”, comenta o procurador do MPT.
A Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, em sua fala de abertura do evento, ressaltou a importância do PETECA dentro da SEDUC. “Enxergamos a importância deste Programa na Rede de Educação. Por isso, queremos fortalecer suas ações como elemento fundamental dentro das escolas de modo que se tornem contínuas”, ressalta Maria Loureto. Ela lembrou que o apoio e assessoria do Dr. Antônio de Oliveira Lima e a coordenação de Fátima Teixeira são primordiais nesse processo.
“É preciso que as atenções estejam voltadas para o público-alvo do programa que está na comunidade escolar. Entendermos quais as circunstâncias das famílias de nossas crianças e, a partir desse conhecimento, trabalhar a realidade de cada uma através de ações estratégicas e pedagógicas que atuem no combate à exploração do trabalho infantil”, explica.
Fátima Teixeira, servidora municipal da SEDUC, está há nove anos à frente da coordenação do PETECA, ou seja, desde o início do programa em Juazeiro do Norte, realizando um trabalho diversas vezes reconhecido pelo MPT. Ela reforça que a atuação do programa é voltada para educação e o esclarecimento sobre as consequências da exploração do trabalho infantil, principalmente no ambiente escolar. “Peteca é um programa, onde nosso compromisso é com a educação”.
PETECA
Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – PETECA, do Ministério Público do Trabalho, é realizado em parceria com as Secretarias de Educação dos Municípios. Seu principal objetivo é conscientizar a comunidade escolar através de ações educativas, sobre a exploração do trabalho infantil.
Surgido há nove anos através da iniciativa do procurador Antônio de Oliveira Lima, o programa já está presente na maioria dos municípios cearenses e em cerca de 500 municípios Brasileiros, atuando conjuntamente com a rede de proteção contra o trabalho infantil nos Municípios, e outros programas como MPT na Escola e Resgate à Infância. 

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem