Secretaria de Saúde orienta idosos sobre uso racional de medicamentos

Neste dia 5 de maio, data em que se celebra o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através da Central de Assistência Farmacêutica - CAF, em parceria com o Núcleo de Mobilização Social, cursos de Farmácia da Faculdade de Juazeiro do Norte e Faculdade de Medicina de Juazeiro (Estácio FMJ), promoveram um encontro com os idosos atendidos pelo Centro de Referência do Idoso – CRI, equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho.



A ideia era orientar os idosos quanto ao uso racional dos medicamentos, principalmente porque esse público, em sua maioria, tem necessidade de utilizar pelo menos um tipo de medicação diariamente. Estando orientados quanto aos cuidados que se deve ter ao ingeri-los, diminui-se a probabilidade de intoxicação e outros efeitos colaterais nos pacientes, além da redução dos custos, promovendo também mais saúde e qualidade de vida.
Entre as principais orientações passadas aos participantes do encontro, está a de evitar a dúvida ao passar pelo médico ou na hora de iniciar o tratamento. O primeiro passo para o uso racional dos medicamentos, é perguntar ao médico sobre os efeitos colaterais, a posologia correta, o que se deve evitar durante o período do tratamento, e até mesmo se é preciso evitar algum outro tipo de medicamento que possa inibir a ação do primeiro.
Também é importante informar ao médico, depois de iniciado o tratamento, qualquer tipo de efeito colateral que tenha aparecido. Alguns tipos de medicamentos possuem efeitos diferentes para cada pessoa e é importante garantir a eficácia do tratamento, mesmo que isso signifique modificar a medicação. É por isso que também não se deve orientar o medicamento a qualquer outra pessoa que não tenha passado por uma consulta médica.
E um dos detalhes mais importantes, é evitar a automedicação. Somente um profissional médico, através de uma consulta detalhada e até mesmo com auxílio de exames, pode definir qual o tratamento mais indicado para cada situação.
Os idosos também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas relacionadas ao tema, e participaram de oficinas com os estudantes das faculdades, debatendo e trabalhando o assunto de forma prática e dinâmica. Esse foi o primeiro evento da CAF em parceria com o CRI, mas devido a demanda apresentada e da recepção dos participantes, será firmada uma parceria para que outros eventos desse tipo voltem a acontecer, levando mais informação e saúde para as pessoas.

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem