Coordenação de Arte Cultura define realização do São João nos Bairros




Após uma série de reuniões, a Coordenação de Arte e Cultura de Juazeiro do Norte definiu, juntamente com os representantes das quadrilhas juninas do Município, o período de realização do São João nos bairros. O formato do evento foi construído de forma coletiva, envolvendo todos os interessados. 

O São João nos Bairros acontecerá entre os dias 23 de junho e 1º de julho em diversos bairros da cidade, quando 22 grupos juninos organizarão, sob orientação da Coordenação de Arte e Cultura, os eventos em suas próprias comunidades de origem, onde também se apresentarão. Na programação estão incluídas apresentações de 17 grupos da tradição popular, entre reisados e bandas cabaçais.

Ao todo, serão 17 arraiás realizados em 15 bairros de Juazeiro do Norte. A Coordenação de Arte Cultura estima que pelo menos 1.020 brincantes estarão envolvidos durante os festejos. O investimento da Prefeitura Municipal para a realização dos festejos será de R$ 130 mil.

Além de criar um "circuito junino" para o Município de Juazeiro do Norte, a iniciativa visa fortalecer a tradição cultural e desenvolver aspectos de natureza social e econômica para as comunidades, envolvendo as famílias dos bairros e permitindo que o comércio local seja movimentado através da Economia Criativa, durante os eventos. 

Com esse formato, a Coordenação de Arte e Cultura pretende tornar essas festividades acessíveis a todos, descentralizando as apresentações das quadrilhas juninas de um único local e distribuindo pela cidade. “Queremos que os moradores possam ver a quadrilha do seu próprio bairro. E damos também oportunidade para que crianças e pessoas da melhor idade, que tenham dificuldade de locomoção, possam assistir a essas apresentações sentadas em uma cadeira a partir de suas calçadas”, ressalta o Coordenador de Arte Cultura, Alemberg Quindins. As apresentações serão em locais públicos, como ruas, escolas ou centro comunitários e serão gratuitas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem