AÇUDE OLHO D’ÁGUA: Em 12 meses abastecimento de água em Várzea Alegre poderá chegar ao FIM.







Na sexta-feira, 14 os Secretários Cicero Izidorio de Desenvolvimento Agrário, Jose Marcilio de Meio Ambiente e George Inácio Coordenador da Defesa Civil fizeram uma inspeção no espelho de agua do Açude deputado Luiz Otacílio Correia que Abastece o município de várzea alegre, diante do quadro de estiagem dos últimos anos e da situação de emergência que se encontra os reservatórios de agua do estado do Ceara, o governo municipal através das secretarias está estudando e avaliando a situação do volume do açude responsável pelo abastecimento da cidade.

Para Cicero Izidorio a situação inspira preocupação o mesmo afirma que diante dos dados fornecido pela COGHER onde o açude se encontra com apenas 23,36% de sua capacidade de agua e que com este volume caso não tenha recarga em 2018, várzea alegre só terá agua nas torneiras até julho do próximo ano ou seja apenas mais 12 meses. Cicero afirma que de acordo com a realidade vista em loco no açude a impressão que se tem visivelmente é que o mesmo tem menos agua do que relata os dados oficiais, os bancos de areia, as casas antigas, os postes de eletrificação, a caixa de agua da antiga cerâmica e os galhos secos das arvores como mostra as fotos, tudo isso que era submersos estão fazendo parte da paisagem do açude.

Izidorio afirmou ser importante que os responsáveis pelo uso e gerencia do açude faço um plano de economicidade com a expectativa de conseguirmos usar agua até pelo menos a quadra invernosa do ano de 2019.

Segundo jota Marcilio Secretario de meio ambiente ver os bancos de areia em volta do espelho de água é muito preocupante pois o porão do açude poderá está assoreado da mesma forma e a agua que temos em números pode não ser a real, Marcilio falou que a degradação ambiental, assoreamento e os barramentos ao longo do riacho do machado até sua nascente impede que mesmo com chuvas na média o açude não consiga se reabastecer de forma favorável em 2018. A situação é preocupante afirma o secretário.

Para George da defesa civil a leitura dos secretários está correta além de que não somente os órgãos responsáveis precisam se preocuparem com o uso agua como também o cidadão precisa se conscientizar-se para economizar usando de forma racional, a situação não é para brincadeira várzea alegre não tem mais apenas 25 ou 30 mil habitantes somos mais de 40 mil pessoas para usar agua, temos escolas hospital e fabricas, como também nosso lençol freático não é favorável para poços tudo isso é necessário levar muito a sério e economizar a água para que em pouco tempo não possamos ter um colapso de falta de água em Várzea Alegre, afirma George.

Via:Várzea News

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem