Comitê Intersetorial de Combate ao Aedes aegypti do Crato realiza primeira reunião

ASCOM





O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde da última quinta-feira, 27, no auditório da Secretaria de Educação, a primeira reunião do Comitê Municipal Intersetorial de Combate ao Aedes Aegypti. Criado a partir do decreto de nº 0707001/2017, o comitê é formado por representantes do poder público e sociedade civil.

Durante o encontro, o prefeito em exercício, André Barreto, falou sobre o trabalho que tem que ser desenvolvido em relação as chamadas arboviroses(doenças transmitidas por insetos como dengue, zika e chikungunya). André destacou também a importância da criação desse comitê e a parceria de todos para que o trabalho seja eficaz. “Conseguiremos combater essas enfermidades se tivermos o envolvimento necessário e efetivo da sociedade como um todo”.

Nesse primeiro momento, os membros do comitê discutiram ações que trabalham o ecossistema, a participação das famílias, mecanismos de georeferenciamento para mapear as áreas que estão em situação de risco, a criação de um selo de eco eficiência, entre outras atividades.

Além de debater e implementar ações de combate ao mosquito aedes aegypti, o comitê fica responsável em fazer um monitoramento de indicador de qualidade da vigilância, com investigação e notificação regular de casos de dengue e chikungunya; cobertura mínima de 80% de visitas domiciliares; e o cumprimento mínimo de dois levantamentos do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).

Os municípios que obedecerem aos critérios de execução das ações, poderão receber o incentivo no valor de R$ 10 milhões, sendo distribuídos entre as cidades que consigam destaque em vigilância e prevenção. O Comitê Municipal Intersetorial de Combate ao Aedes Aegypti se reúne quinzenalmente. O próximo encontro será no dia 14 de agosto, no auditório da Secretaria de Educação.

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem