CRATO: Núcleo de Educação Hidroambiental da SAAEC estará na Expocrato com stand em forma de geodésica

A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) por meio do seu programa de Educação Hidroambiental estará participando da Expocrato 2017.

A entidade construiu uma Geodésica e nesse contexto estará agregando a acessibilidade a permacultura.



De acordo com a consultora de Educação Ambiental da SAAEC Cristina Diogo, a permacultura avançou em diversas frentes, é uma cultura permanente e está completamente inserida no contexto da preservação do meio ambiente.                    

“No stand em formato de geodésica possibilitamos o acesso confortável ao cadeirante e dentro das ações educativas faremos uma conexão com a necessidade de espaços mais acessíveis” explica. Cristina também destaca que terá uma maquete simulando o abastecimento de água do Crato “O Núcleo de Educação Hidroambiental aposta numa educação sistêmico, esse processo pedagógico de alfabetização em Permacultura iniciou dentro da SAAEC trocando saberes com os colaboradores que realizaram a montagem da geodésica e construíram a rampa respeitando as normas de acessibilidade” conclui.

O Núcleo de Educação Hidroambiental da SAAEC vem trabalhando projetos de extrema relevância para a preservação da Chapada do Araripe, o concepção das bombinhas de sementes estão em pleno crescimento através do resultado positivo das oficinas de ativismo ambiental com jovens estudantes da rede pública do município do   Crato, as bombas, feitas com argila e composto orgânico, são lançadas em áreas degradadas da Floresta Nacional do Araripe em expedições organizadas periodicamente. Em março desse ano foram lançadas de um helicóptero cerca de 10 mil bombinhas de sementes nas imediações da Fonte Caiana, na Chapada.

O Presidente da SAAEC Yarley de Brito convida a comunidade a fazer uma visita ao stand para entender um pouco mais sobre esse trabalho de preservação.    



Para saber mais:

Permacultura é um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza. Surgiu da expressão em inglês “Permanent Agriculture” criada por Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970. Hoje propõe uma “cultura permanente”, ou seja uma cultura que visa a nossa permanência neste planeta em harmonia com a natureza.

Geodésica é o caminho mais curto (ou mais longo) entre dois pontos em um espaço tridimensional.

Ao contrário da geometria plana (espaços bidiomensionais), onde a menor distância é traçada por uma reta, na geometria curva o percurso mais curto entre dois pontos é descrito como um semicírculo.

Cúpula geodésica

Também conhecida por domo geodésico, esta obra arquitetônica foi inicialmente idealizada por Richard Buckminster Fuller, um designer e arquiteto estadunidense.

A base para a construção de um domo geodésico é a face de um icosaedro subdividido em várias partes. Quanto maior for o número de peças fragmentadas em triângulos simétricos, mais redondo e compacto será a cúpula.

As cúpulas geodésicas são conhecidas por serem estruturas altamente resistentes e leves, garantindo um fácil transporte.

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem