Realizada solenidade alusiva ao Dia do Município, no Memorial Padre Cícero

O Memorial Padre Cícero esteve lotado para a festa de comemoração do aniversário de 106 anos Juazeiro do Norte, que será neste sábado, 22, e homenagens pelos 83 anos de morte do Padre Cícero.
 


O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, participou de solenidade especial pelo dia do Município, que contou com lançamento de projetos, apresentações culturais e palavra oficial do Chefe do Executivo.

O prefeito destacou, em seu pronunciamento, a vocação de crescimento da cidade e o importante papel do Padre Cícero nesse processo, além do estímulo em lutar pelo desenvolvimento local. “Nós precisamos de oportunidade, para o desenvolvimento”, disse. Ele ainda anunciou a vinda do Teleférico, como importante projeto para ampliação do turismo. Além disso, ressaltou parcerias que estão sendo firmadas em prol do desenvolvimento do Município.

Para a Secretária de Desenvolvimento Social, Isabela Bezerra, mesmo Juazeiro do Norte sendo tão jovem há uma prosperidade. “Há a necessidade de converter as potencialidades locais em desenvolvimento social, geração de renda e serviços públicos ao alcance de todos, sobretudo a educação”, afirmou.

Projetos em prol do meio ambiente

Na ocasião, foram lançados os projetos Como Utilizar Água e Educação Ambiental, além do desfile com roupas de material reciclado. “Seguindo os preceitos do Padre Cícero, presenteamos a todos com um projeto que mostra a importância de refletir sobre a nossa relação com um bem essencial, que é a água”, explica Isabela Bezerra. Foi entregue a cartilha, um manual inteligente da água, um projeto da editora 309, em parceria com o Governo do Estado e a Cagece, que conta desde a relação dos índios Cariri até os tempos de hoje.

O secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, destacou a importância do trabalho desenvolvido junto à romaria, com melhor acolhimento aos romeiros. “Estamos colhendo desse trabalho que foi plantado há muitos anos”, disse ele. Além disso, ressaltou o retorno do investimento no turismo, além da importância e do envolvimento conjunto, para mudar a realidade dos romeiros que chegam a Juazeiro do Norte.

A Secretária de Educação, Maria Loreto de Lima, enalteceu a importância de Juazeiro de Norte pelo seu desenvolvimento diferenciado em relação a outros municípios do Nordeste e do Brasil. Ela aproveitou a ocasião para lembrar as ações da Secretaria de Educação ao longo dos últimos seis meses da Gestão, focadas na organização administrativa da SEDUC e na capacitação técnica dos servidores da Educação, entre eles gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores.

Destacou as parcerias realizadas com as universidades públicas e particulares da Região do Cariri, que deverão contribuir para a formação dos professores da rede municipal, com ações voltadas para o aprimoramento da leitura e escrita e dos conhecimentos da matemática.

Educação firma parcerias

Entre as parcerias recentemente estabelecidas, estão as formalizadas com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), onde haverá compartilhamento de experiências e serviços que visam melhorar a qualidade de vida e o aprendizado de crianças e jovens com necessidades especiais. Nessa parceria, estudantes do município nessas condições terão um acompanhamento dos profissionais da APAE, em contrapartida a SEDUC, através do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) deverá contribuir para formação dos jovens atendidos pela instituição que estão fora da faixa etária escolar.

Maria Loureto lembrou da parceria firmada com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde tem sido feita uma análise aprofundada do conteúdo do material didático utilizado pela SEDUC. A ideia é verificar se conteúdos impróprios à faixa etária das crianças estão sendo veiculados nos materiais utilizados em sala de aula.

A Secretária de Educação divulgou a realização de uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para instalação de uma Estação Ciência no município, contemplando, inicialmente, as escolas municipais, com custo zero para Juazeiro do Norte.

Na oportunidade, foi assinado um acordo entre a Prefeitura Municipal e a Faculdade de Tecnologia FATEC Cariri, que irá implantar, em algumas escolas, aulas de robótica, além de realizar uma capacitação na área de matemática para professores e alunos. A parceria contempla ainda a disponibilização dos laboratórios de Química, Física e Biologia da FATEC para que professores e alunos possam realizar aulas práticas, a partir dos conteúdos vivenciados, na teoria, em sala de aula.

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem