Varejo fecha 9 mil estabelecimentos em todo o País

O varejo fechou as portas de 9,9 mil estabelecimentos em todo o País durante o primeiro trimestre deste ano, segundo informou nessa quinta-feira (6) a Confederação Nacional do Comércio (CNC).



Apesar do saldo negativo, porém, o número ainda é melhor do que o apresentado no quarto trimestre do ano passado, quando 15,5 mil estabelecimentos foram fechados, assim como no período de janeiro a março de 2016, quando 37,1 mil lojas fecharam as portas.
A última vez que o varejo abriu mais lojas que fechou foi em 2014, com a criação de 2 mil estabelecimentos.
O fenômeno foi classificado pelo economista da CNC, Fabio Bentes, de "despiora".
"A queda no número de lojas fechadas em relação ao primeiro trimestre do ano passado foi de 75%. É um sinal de 'despiora', de que o varejo passa por transição. Há números positivos e negativos se intercalando, enquanto que no ano passado, por exemplo, estava tudo no vermelho", afirmou o economista.
A expectativa é que 2017 feche no "zero a zero" na comparação com o ano passado. "Essa é a nossa aposta tanto para abertura de lojas quanto de geração de emprego", declarou.
Empregos
A expectativa é que sejam abertas entre 2 mil e 3 mil vagas no varejo neste ano, quase estabilidade. Em 2016, foram fechados 177 mil postos de trabalho formais no setor.
O segmento do varejo que mais fechou lojas no primeiro trimestre foram os hipermercados, com um saldo de 3,7 mil estabelecimentos a menos.
Em seguida vem o segmento de vestuários e calçados (-1,7 mil lojas) e de artigos pessoais e de uso doméstico (-1,2 mil).
A expectativa da CNC é que o varejo tenha aumento no volume de vendas de 1,2% em 2017 na comparação com o resultado do ano passado. No primeiro quadrimestre do ano, houve queda de 1,8% ante igual período do ano passado.
Segundo estudo da Serasa Experian, em maio, o número total dos negativados atingiu o recorde histórico de 61 milhões, impulsionado pelo desemprego e a recessão econômica.                      (Diário do Nordeste)

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem