Plano que norteará a saúde de Juazeiro do Norte nos próximos quatro anos apresentado durante II Fórum

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira, 15, o II Fórum do Plano Municipal de Saúde, no auditório do Centro Universitário Leão Sampaio (UNILEÃO), no campus Lagoa Seca. O evento apresentou o plano que norteará as ações da secretaria no quadriênio 2018-2021.



O vice-prefeito Giovanni Sampaio realizou a abertura do fórum, destacando a atual realidade da saúde do Município e todos os processos relacionados ao trabalho que vem sendo desenvolvido, para se alcançar uma saúde qualificada, para a população. A secretária de Saúde, Nizete Tavares, apresentou um quadro atual da saúde de Juazeiro do Norte.

Na ocasião, foi realizada palestra com o tema “Políticas Públicas e Planejamento na perspectiva do Controle Social”, pela professora Evanira Maia, da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Além disso, o evento contou a presença da Coordenadoria da 21ª Regional de Saúde, representantes da secretaria de Administração e Finanças, Conselho Municipal de Saúde e técnicos da área.


O vice-prefeito, Giovanni Sampaio, ressaltou a importância da elaboração do plano para traçar objetivos específicos para a cidade, levando em consideração a população flutuante, principalmente em função das romarias, e o caso da judicialização da saúde. “Recebemos dois milhões de romeiros por ano e questões como transporte, cirurgias e internamentos não são contabilizadas porque os recursos recebidos para saúde são por pessoa”, disse Giovanni.

Participação social

A secretária de Saúde, Nizete Tavares, destacou a participação social na elaboração do plano. “Já discutimos com a população, iremos consolidar propostas e daqui vai sair um produto para ser apresentado ao Conselho Municipal de Saúde, que irá guiar ações durante os quatro anos. Essa é a oportunidade para dizer o que queremos”. Ela destaca que as ações mais urgentes são a melhoria nos atendimentos nas unidades de saúde, período maior dos profissionais e reorganização da rede de atenção secundária.


O controle social também foi discutido pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Elias, que está diante das seis comissões avaliativas do plano. “Temos seis comissões, e cada comissão tem seu papel, é importante para Juazeiro que é uma cidade grande e complexa. Importante que características relacionadas ao turismo religioso sejam inseridas”, explica Carlos.

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem