Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte contará com Núcleo de Acessibilidade

A medida representa um passo importante para eliminar os obstáculos e adequar Juazeiro do Norte às normas de acessibilidade



A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) passa a dispor de Núcleo de Acessibilidade, e tem como diretor, Jônatas David de Lima. A Secretária Gizele Menezes explica que o núcleo, vinculado à Seinfra, servirá para regulamentar os projetos criados pela secretaria, dentro das Normas Brasileira de Regulamentação (NBR).

A iniciativa é um divisor de águas na cidade. Com isso, as prioridades serão a educação por meio da conscientização da população. A primeira campanha da pasta se intitulará: ACESSIBILIDADE é para VOCÊ! Onde será elaborada uma cartilha advertindo a população sobre o certo e o errado em relação a calçadas, entradas de garagens, portas e sanitário de lojas, iniciando, assim, um diálogo sobre acessibilidade e o respeito ao direto de ir e vir.


Para se fazer um trabalho eficaz, será focado intensamente na busca de recursos estaduais e federais para requalificação de bairros, com foco nos pedestres e nos ciclistas. Serão fiscalizadas também e assessoradas obras em andamento para que se corrijam os erros de engenharia, ainda na fase de construção.

A meta é também trabalhar com campanhas para regularização de prédios e lojas já existentes, em busca de maior acessibilidade nesses locais, evitando transtornos, uma vez que o prazo determinado por lei federal para esta correção extinguiu-se em dezembro de 2007. Essas são algumas das prioridades até o momento.

 Experiência própria

Jônatas destaca que construir com acessibilidade não custa mais do que fazer a obra em desacordo com a lei. “Normalmente as necessidades das pessoas com deficiência são encaradas como algo incômodo, difícil e caro. Nada melhor do que a visão das próprias pessoas com deficiência, através da minha experiência de 24 anos como cadeirante, para começar a eliminar os obstáculos arquitetônicos da nossa rotina”, destacou.

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem