Alunos da Escola Demóstenes Ratts Barbosa participam de ações de cooperativas

A escola de Ensino Fundamental Demóstenes Ratts Barbosa, localizada no bairro Pirajá, recebeu nesta segunda-feira, 04 de setembro, uma ação coordenada pelo sistema de Organização das Cooperativas Brasileiras / Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Ceará (OCB/Sescoopce), envolvendo a Cooperativa Uniodonto e a Cooperativa dos Agricultores e Empreendedores Rurais Familiares do Cariri (Cooperfac).



Durante a ação, foi executado o projeto Sorrisão, da Uniodonto, que consiste no atendimento educativo e preventivo a alunos de escolas públicas, com o objetivo de conscientizar os jovens sobre a importância dos cuidados da higiene bucal para a manutenção da saúde. Na oportunidade, foi feita a distribuição de kits para escovação e de uma cartilha que fala sobre da importância da higiene bucal. As crianças também receberam aplicação de flúor.


Já a Cooperfac distribuiu para os alunos da escola, um kit contendo 5 quilos de diversos alimentos, produzido por agricultores familiares do Cariri. De acordo com seu presidente, Francisco Ferreira Brito, conhecido como “De Assis”, o intuito dessa ação “é fazer com que os alunos possam levar para casa os mesmos alimentos servidos na escola, de modo que seus pais possam conhecer o que seus filhos consomem na escola, que são alimentos produzidos por agricultores familiares do Cariri”. Entre os itens estão frutas e legumes. A Cooperfac fornece 30% dos itens alimentícios da merenda escolar no município de Juazeiro do Norte.

Prefeito Arnon Bezerra e Secretária de Educação destacam parceria


O prefeito Arnon Bezerra destacou a importância dessa ação desenvolvida na escola. Ele lembrou que a partir da educação, outras séries de benefícios são conquistados pelo cidadão, a exemplo da saúde. “A gente vive para ser feliz e só é feliz quando conhece a diferença entre o bem e o mal. E a educação é muito importante nesse sentido”, falou o Prefeito para um grupo de alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

A Secretária de Educação de Juazeiro do Norte, Maria Loureto de Lima lembrou que ação traz a importância de se enriquecer as informações em sala de aula sobre a alimentação saudável e os cuidados com a higiene bucal. “Esse é um trabalho dentro de uma linha preventiva e essas cooperativas têm muito a nos auxiliar com essas informações e essa parceria se torna indispensável, porque esses assuntos já fazem parte de nossa proposta pedagógica”, ressalta a Secretária.

Sescoopce

A ação realizada na escola Demóstenes Ratts Barbosa, foi coordenada pelo Sescoopce, uma entidade que tem como atribuição o acompanhamento das cooperativas associadas, na perspectiva de contribuir para a melhoria do processo de gestão, além de estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais. O Sescoopce vem buscando trabalhar formas de intercooperativismo, promovendo ações integradas entre duas ou mais cooperativas, com o objetivo de fortalecê-las.

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem