Prefeito Arnon Bezerra participa de encontro sobre Transparência na Gestão Pública

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, esteve participando, na manhã desta quinta-feira, do seminário Transparência na Gestão Pública – Controle Cidadão, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará, em parceria com a Fundação Demócrito Rocha. O evento, aconteceu no auditório da Universidade Federal do Cariri (UFCA), contou com a presença de prefeitos e secretários das administrações municipais do Cariri, além de servidores públicos.



As principais temáticas tratadas estiveram relacionadas a Momento Secretaria de Controle Externo – “Resultados da Ação de Fiscalização”, Apresentação da Doc Aula 1 – A Corrupção no Brasil e do Mundo e O Papel das Instituições brasileiras no combate à corrupção, concluindo a manhã de debates, com Abordagem pedagógica e diálogo com o público.

Moralidade e papel das instituições


Durante o cerimonial de abertura, o Prefeito Arnon Bezerra destacou a importância da moralidade na gestão pública, ressaltando o papel das instituições na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Como exemplo de trabalhos em prol de oportunidades, ele citou a criação de um projeto turístico que atraia o romeiro não apenas para Juazeiro do Norte, mas para outros municípios da região, e possam aproveitar melhor as suas potencialidades.

Segundo o prefeito, há uma necessidade de criar uma cultura que agregue valores e proporcione o crescimento de todos na região. ”No aspecto político a gente tem que entender que as más práticas, não estão associadas a algo institucional e nem doutrina partidária, mas está no comportamento das pessoas”, afirma ele, ao ressaltar que é necessário exaltar também as boas práticas exercidas na sociedade, além de estimular, para haver um resgate daquilo que realmente faz uma sociedade crescer. “Não se respeita o político, o policial, e os valores estão se invertendo e isso não podemos permitir”, diz.

O Chefe do Executivo juazeirense ainda lembrou de bandeiras empreendidas pelo Padre Cícero, como educação de massas e meio ambiente. Ao encerrar as suas palavras de boas-vindas aos presentes, o prefeito parabenizou os realizadores do evento e ainda e enfatizou a importância de se fortalecer seminários dessa natureza, além de valorizar a juventude.

Combate à corrupção

 Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Edilberto Pontes, salientou a alegria de realizar o evento em Juazeiro do Norte, com o tema que considera da ordem do dia, que é a corrupção, atingindo todas as esferas do País. Segundo ele, a principal questão nesse momento é como combater a corrupção. Conforme o presidente do Tribunal de Contas, um trilhão de dólares todos os anos estão sendo desviados por corrupção em todo o mundo. ”O desafio é como combater, e utilizando métodos científicos. Quanto menos informações houver na gestão pública, maior à corrupção”, constata.

O Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas, Raimir Holanda, fez uma breve apresentação da programação, enfatizando a importância do Controle Cidadão, como a chave de todo esse processo. Com isso, o evento seguiu o roteiro de trabalho, trazendo primeiramente problemas identificados em municípios da região. Também foi apresentada uma Doc aula, com os principais conceitos relacionados à transparência, e de que forma os órgãos de controle atuam para mudar essa realidade. No final do evento, um momento foi reservado ao diálogo com o público e técnicos, sobre as temáticas abordadas, para o encaminhamento de soluções.

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem