Procissão dos Carroceiros segue tradição de 45 anos, na festa da Mãe das Dores

Com milhares de romeiros em Juazeiro do Norte, para participar da Festa de Nossa Senhora Dores, as comemorações entram na semana mais intensa da programação. Neste domingo, a Procissão dos Carroceiros tomou às ruas do Centro de Juazeiro do Norte, até a Basílica de Nossa Senhora das Dores, para saudar a padroeira da cidade. 



Até o dia 15, uma vasta programação será realizada, em louvor à Mãe das Dores. Ontem, o Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, vice-prefeito, Giovanni Sampaio, secretários e familiares estiveram acompanhando a procissão, que faz parte do calendário das grandes comemorações alusivas à Santa.

A Procissão dos Carroceiros e Carregadores é uma tradição criada por Leandro Bezerra de Menezes, com continuidade por Maria Salete Cruz, pais do Prefeito Arnon Bezerra, há 45 anos. O evento saiu da Fundação Leandro Bezerra de Menezes às 17h30, com centenas de carroceiros e suas carroças ornamentadas à frente do cortejo e, em seguida, os grupos de tradição popular, fanfarra e a Banda de Música. À saída, houve à benção dos carroceiros, pelo Padre Cicero José.

Participação


De todos os bairros da cidade surgiram carroças para a procissão. Enfeitadas com flores e bandeirolas, os fiéis seguiram com as imagens de Nossa Senhora das Dores e do Padre Cicero. Cada um, busca fazer a homenagem à santa padroeira, da sua forma.

Romaria iniciada

O cortejo chegou à Praça do Romeiro somente à noite, onde, à frente da Basílica, foi celebrada missa com milhares de romeiros. Padre Cícero José destacou a presença de fiéis de diversos estados nordestinos, principalmente de Alagoas, além de Paraíba, Pernambuco, e de outras cidades do Ceará.
O padre destacou a realização da Romaria com o apoio de diversas secretarias do Município, como Turismo e Romaria, Desenvolvimento Social e Trabalho, Saúde e Educação. Neste domingo, a Secretaria de Cultura reuniu os grupos de tradição para realizar o primeiro grande cortejo durante a festa. No próximo dia 15, para a grande procissão, integrantes de reisados,
 bacamarteiros, bandas cabaçais, estarão nas ruas para saudar à santa, além das fanfarras e a Banda de Música.

Recepção


O Prefeito Arnon Bezerra, em suas palavras de agradecimento aos juazeirenses, de nascimento e de coração, juntamente com o Vice-prefeito e Secretários municipais, afirma que, em nome da população, Juazeiro do Norte se sente honrado em receber os romeiros para os festejos de Nossa Senhora das Dores, com as bênçãos do Padre Cícero. O empresário Pedro Augusto fez um agradecimento em nome dos noitários, e destacou a 45ª procissão dos Carroceiros e Carregadores, uma tradição iniciada pelo seu avô, Leandro Bezerra de Menezes, e hoje com continuidade dada pela avó, Maria Salete Cruz, que completa 90 anos.

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem