Seagri capacita agricultores do Sítio Jurema para implantação do Sistema Agroflorestal

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) realizou, na última quinta-feira, 21, uma palestra sobre sistema agroflorestal e agricultura sintrópica, voltada aos agricultores familiares do sítio Jurema. A iniciativa terá continuidade nos dias 13, 14 e 15 de outubro, quando a comunidade receberá o curso prático de implantação agroflorestal, primeira etapa da construção do Condomínio de Produção Familiar Dona Bia.



O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, ressaltou que a comunidade do sítio Jurema será a primeira do Município a desenvolver essa prática de cultivo, graças ao trabalho familiar e experiência com agricultura orgânica iniciada através da matriarca Maria Ferreira Gonçalves (Dona Bia). Também participou do encontro o Vereador Paulo José de Macedo (Preto Macedo), que declarou apoio a essas e outras iniciativas de incentivo à agricultura familiar.

Na ocasião, o Técnico Agroflorestal, Antônio Gomide, apresentou à comunidade o trabalho que o Agricultor e Pesquisador Suíço, Ernst Götsch desenvolveu no campo da agricultura sintrópica, além da sua experiência no Movimento de Agroflorestores de Inclusão Sintrópica (MAIS), dando foco aos benefícios que o sistema proporciona à terra e o melhoramento da qualidade de produção. “É com grande alegria que estamos trazendo essa experiência da agrofloresta para os agricultores do Sítio Jurema, buscando desenvolver aqui um sistema inovador e integrado com a natureza”, afirma Antônio Gomide, destacando as vantagens de iniciar esse trabalho na comunidade, que tem uma conjuntura familiar com experiência no cultivo orgânico.

Sistema Agroflorestal

A Agricultura Sintrópica associa cultivos agrícolas com florestais, recuperando e restaurando a fertilidade do solo, sem precisar utilizar venenos ou agrotóxicos de controle às pragas. A tecnologia ameniza limitações do terreno, através da utilização de árvores para recuperação das fontes ecológicas, minimizando riscos de degradação inerentes à atividade agrícola.

Os moradores do Sítio Jurema comemoram a iniciativa da Seagri e o apoio que os técnicos tem dado a agricultura familiar. Segundo a Secretária da Associação Produtiva dos Moradores e Agricultores do Sítio Jurema, Joana Ferreira Gonçalves, a perspectiva é que esse trabalho venha a contribuir com o melhoramento da qualidade da produção, garantindo uma renda fixa ao agricultor, para que eles não precisem se deslocar da terra em busca de emprego na cidade. “Esse é, sem dúvidas, um dos melhores projetos que já apareceram nas nossas vidas”, comemora.

 Condomínio de Produção Familiar Dona Bia

Maria Ferreira Gonçalves, conhecida por todos como Dona Bia, foi a matriarca da família de agricultores do sítio Jurema. Em homenagem a ela o projeto de implantação do sistema agroflorestal da comunidade levará seu nome. Segundo o Secretário Romão França essa é uma forma de reconhecimento, pelo trabalho e dedicação que ela executou, como líder comunitária, defensora do meio ambiente e uma das pioneiras no plantio de horta orgânica de forma agroecológica no Município e região do Cariri.

Fotos: Marcio Silvestre

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem