População de Cascavel recebe Escola de Ensino Médio em Tempo Integral nesta quinta 


Ofertar o Tempo Integral e a possibilidade de escolha de disciplinas de interesse dos jovens. É com essa proposta que a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Marconi Coelho Reis será inaugurada nesta quinta-feira (5) às 18h30, no município de Cascavel, pelo governador Camilo Santana. O secretário Idilvan Alencar participa da solenidade. A unidade recebeu recursos no valor de R$ 4,4 milhões, oriundos dos Governos Estadual e Federal. O investimento foi utilizado para construir, mobiliar e equipar o novo espaço.

A nova unidade oferece seis salas de aula e tem capacidade de atender até 270 estudantes no horário ampliado. A oferta do ensino integral começa a partir da 1ª série do Ensino Médio e a expansão ocorre gradualmente para as próximas séries. Os estudantes das 2ª e 3ª séries que já frequentavam a instituição permanecem na modalidade regular.

O prédio vai dispor de biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática), sala para o grêmio estudantil e quadra poliesportiva. A área construída foi acompanhada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

Além das disciplinas previstas no currículo do Ensino Médio, os alunos podem optar entre eletivas como: preparação para o trabalho e prática social – relações cidadãs, fotografia com smartphone e pós produção, matemática elementar, jovem empreendedor, informática básica, movimento humano e o esporte, prevenção ao uso de drogas, português básico, inglês básico, espanhol lingua e cultura e círculo de leitura. Haverá também clubes organizados pelos alunos com a participação de voluntários com foco nas artes, esporte e lazer.

Homenagem
Ao escolher o nome do professor de História da rede pública estadual, Marconi Coelho Reis, a comunidade escolar reconhece o profissional que trabalhou pelo avanço dos seus alunos, foi precursor das aulas de campo na região e desenvolveu uma trajetória diferenciada. Falecido em 2013, o educador trabalhava na Escola Custódio da Silva Lemos, no Distrito de Guanacés.

A EEMTI faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 09, sediada em Horizonte, e dirigida pelo professor Pedro Henrique Sampaio Silveira. A rede estadual na região conta com 17 escolas, sendo 04 Escolas Profissionais, 01 Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), 10 Escolas Regulares e 02 EEMTI.

Tempo Integral
Atualmente, das 716 escolas públicas estaduais, uma em cada quatro escolas funciona em tempo integral. A rede é formada por 72 escolas regulares com esta modalidade de ensino, as quais se somam as 117 Escolas Estaduais de Educação Profissional que ofertam, ao mesmo tempo, Ensino Médio e cursos técnicos. Ao todo, são 189 escolas em tempo integral.

via Ceará Agora

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem