Barraqueiros do entorno da estátua de Nossa Senhora de Fátima participam de capacitação sobre boas práticas na manipulação de alimentos

Visando orientar para as boas práticas na manipulação de alimentos, os permissionários que trabalham no entorno da estátua de Nossa Senhora de Fátima, o Governo do Crato, por meio da Secretaria de Saúde e do setor da Vigilância Sanitária (VISA), disponibilizou na noite de ontem, 19 de novembro, na escola José do Vale, relevantes orientações técnicas.





Com a participação de 30 barraqueiros, a tecnóloga de alimentos da VISA, Ana Letícia Lima, explicou as normativas que regem a Resolução da Diretoria Colegiada RDC 216/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), onde são trabalhadas importantes dicas na manipulação dos alimentos.

Ana Letícia abordou os seguintes pontos: as etapas da higienização; os tipos de contaminação; a prevenção de doenças que podem ser transmitidas através dos alimentos; os sintomas que podem causar; como manter o ambiente limpo; as maneiras de guardar separadamente os produtos de limpeza dos alimentos; a higiene do manipulador; os tipos de armazenamento e exposição dos alimentos; o reaproveitamento das sobras; os cuidados com o lixo; e a presença de animais no local de trabalho.

Na ocasião, a equipe da VISA aplicou um questionário onde os barraqueiros relataram sobre a atividade que exercem, foram distribuídos kits contendo hipoclorito de sódio, touca e luvas, e foi feita uma simulação do que não se deve fazer na hora de manipular os alimentos.

Para o vice-presidente da Associação dos Barraqueiros, Marcos dos Santos, a capacitação trouxe mais segurança para os permissionários e esclareceu várias dúvidas. “Poder participar de um momento como esse foi muito importante para nós todos, aprendemos muitas coisas, dicas, foi uma noite bem produtiva”, destacou.

A Coordenadora da Vigilância Sanitária do Crato, Ana Lígia Aquino, informou que após a entrega dos boxes aos barraqueiros, a equipe da VISA irá visitar o local para inspecionar e verificar se todas as normas da RDC 216 estarão sendo cumpridas. Também estava presente na oportunidade, a Coordenadora Especial da Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio.


Para saber mais:

O objetivo da RDC 216 é trazer novos estímulos à melhoria das ações de controle sanitário. Especialmente no que toca à área de alimentos, a fim de preservar a saúde de todas as pessoas. Essa norma se aplica a todos os serviços da área de alimentação, que realizarem: manipulação, preparação, armazenamento, distribuição, exposição e outros atos em alimentos para consumo humano.
.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem