Estudo avalia comportamento de risco em adolescentes brasileiros e faz uma descoberta preocupante



O estudo foi realizado por epidemiologistas da Universidade Federal de Pelotas e publicado no periódico científico "Epidemiologia e Serviços de Saúde" (volume 26, número 3, julho/setembro) neste ano.

A pesquisa avaliou a presença de dois comportamentos de riscos simultâneos, ou seja, que faziam parte da vida do adolescente no mesmo momento: uso de substâncias psicoativas (álcool, fumo e drogas) e relação sexual sem proteção com dois ou mais parceiros.

A simultaneidade de consumo de álcool, fumo e drogas foi de 14,7% nos meninos e 21,5% nas meninas, mais prevalente em brancos, com mães mais escolarizadas, que não moravam com os pais.

Cerca de 12,0% dos adolescentes apresentaram simultaneidade de não uso de camisinha e dois ou mais parceiros, sendo mais frequente nos meninos mais novos, não brancos e que não moravam com os pais, enquanto nas meninas, esse desfecho associou-se a maior idade.

Não morar com os pais foi um dos principais fatores de risco para uso de substâncias psicoativas associado à pratica de relação sexual sem proteção com dois ou mais parceiros.

A prevalência do uso de álcool, fumo e drogas em adolescentes que não moravam com os pais foi 39% maior que entre os adolescentes que moravam com os pais. Morar com apenas um dos pais reduziu pela metade o risco de fazer uso de álcool, fumo e drogas.

A maior prevalência, entretanto, foi com relação à relação sexual não protegida com dois ou mais parceiros, sendo 78% maior entre os adolescentes que não moravam com os pais quando comparado com os que moravam com os pais. Morar com pelo menos um dos pais reduziu 4 vezes este comportamento de risco.

O estudo completo pode ser encontrado no link abaixo:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222017000300443&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt



Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 8812-5476. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato Whatsapp. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem