O mês de novembro é considerado o mês mundial de combate ao câncer de próstata e vamos dar algumas dicas de prevenção




Vamos lá?

1. Fase inicial 

A doença não dá sintomas na fase inicial, pois a doença inicia-se na zona periférica (lado de fora) da próstata. Quando não tratado, o câncer progride e passa a atingir a uretra (canal da urina) causando dificuldade para urinar e esvaziar completamente a bexiga, sangramento na urina ou no esperma e em fases mais tardias dores ósseas, perda de peso e anemia

2 Prevenção

A prevenção inicia-se aos 40 anos, se existir irmão ou pai com a doença; e aos 45 anos, se histórico familiar negativo para câncer prostático. É quando o homem deve procurar um médico especialista.

 

3. Toque retal

O exame que deve ser feito na prevenção é o toque retal, acrescido de PSA (exame de sangue). A Ecografia (ultrassom) deve ser realizada apenas quando existirem alterações no toque retal ou para realização de biópsia

4.Curabilidade

A detecção precoce da doença permite que sejam alcançadas altas taxas de curabilidade (acima de 80%) e baixas sequelas referentes ao tratamento.


5.Tratamentos

Os tipos de tratamento indicados para o homem portador de câncer de próstata vão variar de acordo com o estágio da doença. Cada caso deve ser avaliado de forma individual. Em pacientes que estão na fase inicial da doença, são indicadas a cirurgia (prostatectomia radical) ou radioterapia (externa ou braquiterapia). Já pacientes com doença avançada, o tratamento poderá ser a Hormonioterapia/castração e quimioterapia. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem