CNH vai virar cartão com chip em 2018 e poderá ser usada para pagar transporte público

Até 2019, a CNH vai ganhar um novo formato: ela deixará de ser emitida em papel para ser um cartão plástico com microchip, anunciou o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) nesta terça-feira (5).







Todos os órgãos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal deverão se adequar para poderem adotar o novo modelo da CNH estabelecido pela nova Resolução do Contran, a ser publicada ainda nesta semana.

A mudança do documento acontecerá até o dia 1º de janeiro de 2019, data final para que os órgãos se adaptem à mudança, e o processo de implementação da nova carteira deve demorar um ano. De acordo com o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a medida tem como objetivo reduzir a probabilidade de ocorrência de fraudese aumentar a durabilidade do documento, além de poder ser integrado a outros países.



O novo formato da CNH possibilita que o documento seja usado para pagamento de pedágios, pagamento de transporte público, controle de acesso a prédios públicos e outros estabelecimentos, e identificação através de comparação biométrica.

Os motoristas que forem renovar a carteira já terão o novo modelo do documento em mãos. A atual CNH continua valendo até sua data de vencimento. O Denatran não informou se o documento ficará mais caro para o condutor por conta da medida.

PostMoney


Fale com o CCEV, envie a sua matéria, mostre o Cariri como você também vê. É só clicar e falar diretamente no whatsapp

http://bit.ly/whatsccev

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem