Governo do Crato realiza o encerramento do Programa Famílias Fortes no CRAS Muriti

O Governo do Crato, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Muriti, realizou na tarde de ontem, segunda-feira, 04, na sede da Sociedade de Apoio à Família Carente (Soafamc), localizada no bairro Muriti, o encerramento do Programa Famílias Fortes (PFF).







No município do Crato, o programa, que visa o fortalecimento das famílias, foi desenvolvido nos CRAS Vila Alta e Muriti, sendo conduzido em sete encontros semanais, com quatro sessões de fortalecimento realizadas ao longo de seis meses seguintes. As sessões duram duas horas, sendo que na primeira hora, o grupo de jovens é atendido separadamente do grupo de pais e/ou responsáveis e, na segunda hora, ambos os grupos participam conjuntamente das atividades. No Cras Muriti, a equipe de facilitadores é formada por profissionais da Secretaria de Saúde e da SMTDS, entre eles, psicólogos e assistentes sociais

Durante a celebração, 11 famílias receberam o certificado pela participação no programa, ganharam brindes e lanche. Na ocasião, as participantes Maria Ariana e Francisca Silvana agradeceram pelas atividades realizadas com as famílias do bairro, onde segundo elas, o programa mudou muito a relação de pais e filhos daquela comunidade. “Agora podemos ver o respeito e os limites dentro de casa. Conseguimos entender os direitos dos nossos filhos e eles os nossos”, ressaltaram.

Presente na culminância do PFF, a Secretária Adjunta da Saúde, Milenna Brasil, disse que um programa com a proposta do Famílias Fortes só engrandece o amor entre pais e filhos, fortalece o vínculo familiar. “Quem teve a oportunidade de participar desse programa, pode viver socialmente mais saudável, com mais amor, melhorando assim a relação entre pais e filhos”, destacou.

O Famílias Fortes tem como objetivo, reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de álcool e outras drogas por adolescentes e construir e/ou fortalecer os vínculos familiares, entendidos como fatores de proteção contra o uso dessas substâncias. Ele é voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

Para a Coordenadora do CRAS do Muriti, Leydianne Meneses, a forma com que o programa trabalha a proposta do fortalecimento de vínculos entre pais e filhos e a prevenção em relação ao uso de drogas, ajudou a resgatar o amor entre eles. “Poder ver o entusiasmo das famílias em resgatar o vínculo com os filhos, já mostra um fortalecimento de cada uma, de cada lar”.



Fale com o CCEV, envie a sua matéria, mostre o Cariri como você também vê. É só clicar e falar diretamente no whatsapp

http://bit.ly/whatsccev


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem