Melhor chuva de meteoros do ano começa hoje; saiba como vê-la

Conforme a NASA, Geminidas não será ofuscada pela luz da Lua



Uma das principais chuvas de meteoros para o observadores do espaço, a Geminidas poderá ser observada, neste ano, do fim da tarde desta quarta-feira (13) até as primeiras horas da quinta-feira (14). A previsão é de que as luzes não sejam ofuscadas pela Lua e, conforme especialistas, há grande possibilidade de que sejam vistas ao redor do mundo.

Papai Noel leva pedradas de crianças porque ficou sem balas

"Com a Perseida de agosto tendo sido obscurecida pela forte luz da Lua, a Geminidas será a melhor chuva de meteoros deste ano", garante Bill Cooke, do Escritório de Ambiente Meteórico da NASA. "A Lua será crescente e não atrapalhará o show", antecipa. Ano passado, com uma Super Lua no céu, a chuva de meteoros passou despercebida.

Na previsão da NASA, a Geminidas estará mais visível para quem ficar acordado até tarde, entre as 22h e às 2h da madrugada (hora de Brasília). O fenômeno pode ser ainda melhor apreciado por quem estiver no campo ou um pouco distante das luzes e poluição das grandes cidades. A previsão é de que eles vejam cerca de 100 meteoros entre 23h e 0h (hora de Brasília), segundo a Associação Norte-Americana de Meteoros. 

Logo após o fenômeno, será possível observar a passagem do objeto celeste 3200 Faetonte. "A natureza dele é motivo de debate: ou é um asteróide ou um cometa extinto. Algumas vezes, no entanto, é tratado como se fosse a rocha de um cometa", detalha Cooke ao CNet. A passagem está prevista para o sábado, dia 16 - o mais próximo que já esteve desde 1983, a cerca de 9 milhões de quilômetros de distância da Terra

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem